Debate sobre a mulher na política

“Eu era pobre, negra, mulher. Hoje estou deputada”, disse a presidente nacional do PRB Mulher, Rosangela Gomes

Publicado em 16/04/2011 - 00:00

Debate sobre a mulher na política
“Eu era pobre, negra, mulher. Hoje estou deputada”, disse a presidente nacional do PRB Mulher, Rosangela Gomes

São Paulo (SP) – A chegada de uma mulher à presidência do Brasil foi um marco na história da atuação feminina na política partidária nacional. Dilma Rousseff tem mostrado que o “sexo frágil” não tem feito jus a essa fama quando o assunto é governar. E é nesse aspecto que o Partido Republicano Brasileiro inicia um trabalho mais amplo de inclusão e participação da mulher no cenário político do País.

A presidente nacional do PRB Mulher, deputada estadual do Rio de Janeiro Rosangela Gomes, esteve reunida nesta sexta-feira (15), na sede do partido em São Paulo, com mulheres representantes da sigla de vinte regiões do Estado de São Paulo. O evento foi organizado pela secretária nacional do PRB Mulher, Telma Franco, e pela presidente estadual do PRB Mulher/SP, Mel Lancerotti. O objetivo é fortalecer a militância feminina nas cidades onde atuam e ampliar a participação nas administrações municipais.

“A política, em sua essência, é o que existe de mais lindo. Trabalhar pelas pessoas é um dom”, declarou a deputada Rosangela ao abrir a reunião. “Precisamos aprender a militar de verdade. Hoje, ainda atuamos de maneira participativa na política partidária.” Ela aproveitou para falar um pouco de sua trajetória política e revelou que para alcançar a vitória nas urnas enfrentou algumas derrotas. “Eu era pobre, negra, mulher. Tinha tudo contra mim, mas fui uma das vereadoras mais votadas de Nova Iguaçu e, hoje, consegui chegar à Assembleia do Rio de Janeiro”, disse.

Durante a reunião, as mulheres se apresentaram uma a uma, contaram suas trajetórias políticas ou em atividades sociais, revelaram suas ambições e receios. “Quando entrei na política, me sentia um soldado que foi para a batalha sem possuir uma única arma, enquanto todos os outros adversários estavam preparados”, afirmou Maria José “Majô”, presidente municipal do PRB Mulher de Guarujá.

“Por falta de experiência política, candidatei-me por duas vezes a vereadora e não venci”, ponderou Regina Alves da Silva Caetano, de Pirapozinho, região de Presidente Prudente. Sobre esse aspecto, a deputada Rosângela lembrou que grande parte da população, principalmente as mulheres, tem dificuldade em entender, por exemplo, a diferença dos papéis dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Plantando uma semente”

Maria Helena Lancerotti considera a reunião como o início de um grande trabalho a ser desenvolvido por todo o território paulista. “Estamos hoje plantando uma semente. Vamos cultivar juntas”. Rosangela, por sua vez, argumentou que apenas participar de movimentos sociais e entidades de classe não é suficiente. “Vocês precisam colocar os nomes à disposição do partido. Temos percorrido os estados levando esta visão. Em 2012, São Paulo terá grande representação feminina pelo PRB”, avaliou a deputada.

Rosangela também considerou o PRB como “um partido novo, sem vícios nem estrelas”. “Vamos crescer juntos. O bom de entrarmos numa casa nova é que ninguém é mais que ninguém. Se ganhamos, ganhamos juntas. Se perdemos, perdemos juntas”, avaliou.

Participaram representantes das regiões de Araraquara, Atibaia, Barra Bonita, Cotia, Embu, Guarujá, Guarulhos, Mirassol, Osasco, Paraguaçú Paulista, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Adolfo, Arandu, Mogi Guaçu e capital paulista. Os deputados por São Paulo, Antonio Bulhões (federal), Sebastião Santos e Gilmaci Santos (estaduais), também participaram do encontro.

Evento

O PRB Mulher já prepara um grande evento nacional para 2012. A deputada Rosangela anunciou a 1ª Conferência Nacional do PRB Mulher, que será realizada dia 8 de março, em Brasília. “Vamos levar mulheres do Brasil todo para lá. Vai ser um grande movimento”, finalizou.

Fonte e foto: Ascom Sebastião Santos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro