De entregadora de panfletos a vereadora, conheça a história de Orfélia Gomides

Aos 68 anos, a republicana foi eleita em Rifaina (SP) a vereadora mais idosa do PRB em todo o país

Publicado em 17/11/2016 - 00:00

Ofélia Gomides Meira, de 68 anos, foi eleita a vereadora mais idosa pelo PRB, em Rifaina (SP)
Ofélia Gomides Meira, de 68 anos, foi eleita a vereadora mais idosa pelo PRB, em Rifaina (SP)

Rifaina (SP) – O seu nome, em grego, significa “ajuda”, e foi para isso que Ofélia Gomides Meira, de 68 anos, foi eleita a vereadora mais idosa pelo PRB, em Rifaina, a 464 km da capital paulista. Natural de Sacramento, Minas Gerais, Ofélia começou a trabalhar bem cedo na roça para ajudar seus pais. Com esforço e dedicação, conseguiu concluir o ensino médio, chegando a trabalhar como professora rural naquele município.

Em Rifaina, cidade que escolheu para morar e continuar os estudos, Ofélia não conseguiu fazer a tão sonhada faculdade, mas com muito trabalho de doméstica, vendedora de queijos, doces e frutas, hoje vê as quatro filhas, que criou sozinha, formadas. “Criei minhas filhas sozinhas, batalhando todos os dias e tenho orgulho de tê-las agora formadas”, disse Ofélia.

Ofélia é mãe da pedagoga Renata; da filósofa Daniella, funcionária pública do Estado de São Paulo; da gestora de Marketing e Vendas Giovanna, também funcionária pública do Estado de São Paulo; e de Charlene, que está concluindo este ano a faculdade de Educação Física.

Eleita com 151 votos, e a única mulher a ocupar, a partir do dia 1º de janeiro de 2017, uma das nove vagas na câmara municipal, Ofélia trabalha há mais de cinco anos entregando panfletos pela cidade. No pleito eleitoral, Ofélia usou sua experiência para distribuir os folhetos de sua campanha e, ao contrário de outros candidatos, segundo ela, seu material não era jogado no chão, mas sim entregue em mãos por toda cidade. Na panfletagem, Ofélia trabalha dois dias por semana e ganha R$ 140 pelo serviço. Nos outros dias da semana, ela ajuda em uma sorveteria e vende picolés pela cidade.

Muito conhecida, a republicana disse que ganhou a eleição sem precisar gastar dinheiro, mas andando e conversando muito com as pessoas. O único valor gasto, segundo ela, foi menos de R$ 50, utilizado para pagar serviços gráficos.

Disposta a fazer um trabalho no Legislativo focado na saúde, Ofélia afirma que mesmo após assumir uma cadeira na Câmara Municipal, deverá continuar distribuindo seus panfletos pela cidade. “Aproveitarei para visitar o povo, ajudar e saber o que estão precisando. Será uma forma de me comunicar com as pessoas e levar suas demandas para a Câmara e o prefeito”, afirmou a republicana.

A vereadora, que também é atleta e tem participado de corridas de ruas em locais como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, disse que vai fazer uma verdadeira maratona de trabalho para retribuir a ajuda e o incentivo das pessoas durante sua campanha.

“Vamos trabalhar para que o município consiga equipamento para o hospital da cidade, como raio-X, ultrassom e atendimento médico para a população de Rifaina, que muitas vezes precisa se deslocar para os municípios vizinhos de Pedregulho e Franca”, destacou a vereadora, que concluiu: “O que importa hoje é ter amizade e caráter e isso, graças a Deus, temos e vamos honrar com nossos compromissos”.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro