Daniel Guerra recebe representantes do Clube de Mães do bairro Desvio Rizzo

Encontro foi motivado pela necessidade de ocupação da sede para instalação de escolinha

Publicado em 20/09/2018 - 00:00

Daniel Guerra recebe representantes do Clube de Mães do bairro Desvio Rizzo
Encontro foi motivado pela necessidade de ocupação da sede para instalação de escolinha

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) recebeu em seu gabinete, na terça-feira (18), um grupo de mais de 40 participantes do Clube de Mães do bairro Desvio Rizzo. O encontro foi motivado pela necessidade da ocupação da sede da entidade para a instalação de uma escola de Educação Infantil, conforme comunicado feito pela Prefeitura na última semana. A reforma e ampliação do espaço dará mais 90 vagas à comunidade. Na reunião, o prefeito registrou as demandas das mães e explicou todas as medidas tomadas pelo Executivo para sanar o déficit de vagas para crianças da região. Um novo encontro ocorrerá na próxima terça-feira (25), na sede da entidade, com a titular da Secretaria da Educação, Marina Matiello.

Na oportunidade, o prefeito explicou que assumiu o Executivo, em 2017, com sete mil crianças esperando por vagas na Educação Infantil e mais de R$ 100 milhões de déficit nos cofres públicos. Após inúmeros esforços da administração, a carência atualmente é de 4,6 mil vagas. Somente a região do Desvio Rizzo tinha 700 crianças na fila e agora tem 500. “Essa área cresce muito e nossa meta é reduzir ao máximo a fila de espera. As mães nos abordam e pedem socorro porque precisam trabalhar e deixar os filhos na escola”, salientou o prefeito. O terreno onde hoje se encontra o Clube de Mães, construído com ajuda da associação, é de propriedade da prefeitura. No primeiro andar, já funciona uma escola de Educação Infantil.

Daniel Guerra ainda esclareceu que todas as possibilidades para solucionar o déficit foram analisadas. “Pedimos que avaliassem todos os terrenos da prefeitura no bairro. Dois terão encaminhamento para saúde e educação, com construção de uma escola, mas a longo prazo. Não temos dinheiro para comprar um terreno novo e compramos todas as vagas possíveis oferecidas pelas escolas particulares já credenciadas do bairro”, salientou.

O prefeito do PRB também explicou como funciona o credenciamento de instituições de ensino para oferecer vagas, a impossibilidade de utilização de áreas de preservação ambiental, os prazos para o desenvolvimento de escolas e os custos entre alugueis, reformas e construções, além do porte padrão das escolas de Educação Infantil, que acolhem no máximo 99 estudantes por vez. Destacou ainda ter conversado com o pároco da comunidade sobre a possibilidade de transferir algumas atividades do clube para o salão paroquial, sugestão que foi rejeitada pelas participantes. Ele anotou todos os comentários feitos pelas representantes do clube, dando retornos pontuais a cada uma.

Além da titular da Smed e do prefeito, também participaram do encontro desta terça-feira os secretários do Planejamento, Fernando Mondadori, de Obras e Serviços Públicos, Leandro Pavan, e a procuradora-adjunta do Município, Karin Comandulli.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro