Daniel Guerra critica local de espera por transporte de pacientes com câncer no PA 24h

Enfermos precisam se deslocar para outras cidades, a fim de fazerem radioterapia

Publicado em 28/2/2014 - 00:00

Daniel Guerra critica local de espera por transporte de pacientes com câncer no PA 24 horas
O parlamentar solicitou que a Câmara Municipal abrigasse esses pacientes, enquanto esperam pelo deslocamento, até que a Prefeitura proporcionasse um local adequado para a espera

 

Caxias do Sul (RS) – O espaço de espera destinado a pessoas que precisam se deslocar a outras cidades, para fazerem radioterapia, localizado na garagem do pronto-atendimento 24 horas, foi alvo de críticas do vereador Daniel Guerra (PRB-RS). Em sessão ordinária na Câmara de Vereadores, o republicano cobrou que o Executivo proporcionasse um novo ambiente aos enfermos.

Ele explicou que o aparelho para esse tipo de tratamento só entrará em funcionamento, na cidade, a partir de maio, quando estiver finalizada a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia (Unacon) do Hospital Geral. Por enquanto, os pacientes são encaminhados a Bento Gonçalves, Lajeado ou Porto Alegre, para fazerem o tratamento.

Guerra considerou insalubre o espaço da espera pelo transporte, por se tratar de uma garagem fechada, onde há constante deslocamento de veículos. O parlamentar solicitou que a Câmara Municipal abrigasse esses pacientes, enquanto esperam pelo deslocamento, até que a Prefeitura proporcionasse um local adequado para a espera.

Depois do debate, o líder do governo municipal na Casa, vereador Pedro Incerti (PDT), comunicou que a secretária da Saúde, Dilma Tessari, disponibilizou uma sala para esses enfermos. Conforme o pedetista, eles continuariam buscando atendimento fora da cidade por, no máximo, 90 dias, quando serão transferidos para a Unacon, que está em fase de finalização. Para Guerra, no entanto, a medida é insuficiente para sanar o problema.

Além disso, o republicano apresentou um projeto de lei, com o objetivo de autorizar o Executivo a criar o programa Fila Zero, para priorizar o atendimento a pessoas diagnosticadas com câncer. Ele explicou que o projeto visa à realização de consultas e exames, dentro do prazo máximo de 48 horas, após o encaminhamento médico.

Texto: Câmara Municipal de Caxias do Sul
Foto: Rafael Lopes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend