Crivella visita complexo de abrigos Stella Maris

Durante a visita, Crivella percorreu todas as instalações dos abrigos, conversou com os acolhidos e elogiou a postura e o cuidado dos funcionários

Publicado em 8/1/2018 - 00:00

Crivella visita complexo de abrigos Stella Maris
Durante a visita, Crivella percorreu todas as instalações dos abrigos, conversou com os acolhidos e elogiou a postura e o cuidado dos funcionários

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB), acompanhado da subsecretária de Proteção Básica e Especial, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudia Lasry, visitou na manhã de sábado (6) o complexo de abrigos Stella Maris, na Ilha do Governador. No espaço que atende atualmente 369 pessoas, entre homens, mulheres e idosos, funcionam a Unidade de Reinserção Social Ilha do Governador e as Centrais de Recepção Tom Jobim – para adultos e famílias – e Carlos Portela – destinado à 3ª idade.

Durante a visita, Crivella percorreu todas as instalações dos abrigos, conversou com os acolhidos e elogiou a postura e o cuidado dos funcionários.”Todos os dias o Stella Maris recebe mais de 80 pessoas, vindas não só do Rio, mas também da Baixada Fluminense e municípios adjacentes. Nós, com muito orgulho, temos a oportunidade de acolher essa população e tratá-la da melhor maneira. Os profissionais fazem um excelente trabalho humanitário e solidário. Aqui são ofertadas cinco refeições, as instalações estão limpas e todos estão bem cuidados. Esta a nossa proposta”, concluiu o prefeito.

A prefeitura também disponibiliza cursos profissionalizantes para os usuários da rede. Segundo a subsecretária Claudia Lasry, a intenção é, futuramente, encaminhar essas pessoas para o mercado formal de trabalho ou, até mesmo, absorver a mão de obra dentro da própria estrutura municipal. “A oferta de cursos é uma maneira de mostrar ao acolhido a necessidade de sair do contexto das ruas e resgatar a sua autonomia. No momento, temos 200 abrigados nas unidades municipais realizando o curso de Horta e Jardinagem, uma parceria da SMASDH com a Vigilância Sanitária e a Fundação Parques e Jardins. Dessas vagas, 100 são para pessoas aqui do Stella Maris”, disse.

Acolhida pela primeira vez no complexo em dezembro do ano passado, Rosângela da Silva Santos, 55 anos, gostou da visita do prefeito e diz ser muito bem tratada no local. “A vinda do prefeito foi muito importante para ele ver em que o dinheiro público está sendo investido. Aqui a comida é de primeira e somos tratados com dignidade. Isso é valorizar a população de rua”, contou.

O complexo também oferece uma rotina mensal de atividades, através do Circulando – programa da Prefeitura que dá acesso aos espaços de cultura, de lazer e de esporte da cidade à população em situação de rua. Somente em 2017, o projeto realizou 720 atividades com mais de cinco mil participações de abrigados de todas as unidades de acolhimento.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend