Republicano destaca investimentos no setor pesqueiro
Publicado em 25/9/2013 - 00:00
Campos dos Goytacazes (RJ) – Na abertura do Grito da Pesca e Aquicultura, realizado no início da tarde deste sábado (21), no município de Campos, no Rio de Janeiro, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), destacou os investimentos feitos no setor pesqueiro como o Plano Safra, que destina R$ 4,1 bilhões em crédito para a modernização da pesca e expansão da aquicultura; a nova carteira de pescador; a desoneração do peixe na cesta básica e as novas regras para o licenciamento ambiental. Também presente, o Secretário da Pesca de Campos, Vieira Reis (PRB) que comemorou a liberação dos benefícios para a categoria.
O evento organizado pela Federação Nacional dos Pescadores do estado do Rio (Fiperj) em parceria com o Ministério, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a prefeitura de Campos reuniu pescadores de 25 Colônias do estado, na praia do Farol de São Tomé. Durante o discurso, Crivella lembrou das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e informou que a prefeitura de Campos firmou convênio com a Universidade Federal Fluminense e está finalizando o projeto de construção do Terminal Pesqueiro de Campos.
“Com a construção do Terminal os pescadores vão ter menos risco, trabalhar com mais segurança e as pessoas vão poder ter um pescado com muito mais qualidade e menor preço. Assim que o projeto chegar no Ministério iremos fazer os ajustes necessários para liberar o recurso e iniciar a obra espero que ainda este ano”, disse o ministro.
Ao final do evento, o ministro recebeu do presidente da Colônia de Pescadores Z-19, Rodolfo Ribeiro uma pauta de reivindicações dos pescadores.
De acordo com o secretário da Pesca de Campos, Vieira Reis (PRB), os pescadores tanto da cidade, quanto os da região norte e noroeste Fluminense entregaram algumas reivindicações ao ministro Marcello Crivella. Entre elas, estava o pedido de desburocratização dos trâmites nos órgãos públicos responsáveis. “O ministro recebeu o documento elaborado pela Colônia dos Pescadores em conjunto com a Secretaria da Pesca de Campos. No documento estão os problemas e gargalos a serem resolvidos”, certifica Vieira Reis.
O republicano comemorou ainda a liberação de uma fábrica de gelo para a Secretaria da Pesca. “A fábrica vai ajudar, e muito, os nossos pescadores na conservação do peixe por mais tempo e em bom estado”, ressalta Reis, confirmando ainda a entrega de uma máquina retroescavadeira para abrir tanques e para o cultivo da piscicultura no município. “Parabéns aos pescadores de Campos dos Goytacazes!”, completa.
Texto e fotos: Ascom – MPA
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.