Crivella entrega mais 80 autonomias a taxistas

São agora 1.830 distribuídas a auxiliares em pouco mais de dois anos e meio. Na gestão anterior, foram apenas 589, ao longo de quatro anos

Publicado em 13/09/2019 - 00:00

Crivella entrega mais 80 autonomias a taxistas
São agora 1.830 distribuídas a auxiliares em pouco mais de dois anos e meio. Na gestão anterior, foram apenas 589, ao longo de quatro anos

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) entregou 80 autonomias de táxi durante cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, na quinta-feira (12). São agora 1.830 distribuídas a auxiliares em pouco mais de dois anos e meio. Na gestão anterior, foram apenas 589, ao longo de quatro anos.

“As autonomias permitem aos taxistas ficar livres do pagamento de diárias. E dá a chance de melhorar a renda da família”, destacou Crivella.

Dejanir Pereira, 64 anos, que o diga. Depois de duas décadas, ele conseguiu enfim o documento que vai lhe permitir trabalhar só para si. “A vida do auxiliar é duríssima. Em 20 anos de praça, devo ter comprado uns 30 carros ou mais para os outros, com o que já paguei de diária. Ter a autonomia é uma libertação. Os R$ 2,2 mil que pago por mês de diária, quando eu não precisar pagar mais, vão ajudar minha família”, desabafou.

Carla Souza, 46 anos, e Josilene Sommer, 39, pagam R$ 100 por dia aos seus permissionários. As duas já fazem planos para o momento em que poderão economizar esse dinheiro. “A autonomia é a realização de um sonho de mais de dez anos”, vibrou Carla.

Josilene, viúva há quatro anos, disse que o documento é “uma conquista”. O marido, que também era taxista, sonhou por 14 anos com a autonomia. “É uma homenagem para ele”, contou, mostrando o certificado.

Há oito anos na profissão, assim como Josilene, Kellyn Priscilla dos Santos, 32 anos, revelou que segue uma tradição familiar. “Sou neta e filha de taxistas. Meu pai foi do primeiro grupo contemplado pelo programa ‘Diárias Nunca Mais'”, lembrou.

Os beneficiados com as autonomias são motoristas auxiliares (homens e mulheres) com maior tempo de serviço como taxista. Seguindo o que foi estabelecido em decreto municipal, 10% das 80 autonomias entregues nesta quinta são reservadas a motoristas com deficiência, outros 10% a mulheres e mais 10% a taxistas que tenham pessoas com deficiência como dependentes econômicos.

Atualmente, a cidade do Rio de Janeiro tem cerca de 31 mil permissionários e 20 mil auxiliares de táxi.

Procon ajuda taxistas

Como de praxe, o Procon Carioca acompanhou a entrega das autonomias. Atendentes do órgão registraram pedidos de taxistas endividados para renegociação com os credores. O objetivo é evitar que haja impedimentos no processo de compra de seus veículos.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Edvaldo Reis

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro