Cartões vão favorecer 14 mil pessoas que estavam na fila. A novidade é que o serviço agora está mais ágil
Publicado em 3/3/2018 - 00:00
Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), determinou maior agilidade na confecção do Cartão de Estacionamento de Idosos, e a população agora colhe os frutos. Nesta sexta-feira (2), ele entregou cartões que vão favorecer 14 mil pessoas que estavam na fila, aguardando pelo benefício. A novidade é que o serviço agora está mais ágil: o documento fica pronto em dez dias, e não mais em 30, como antes.
“O Rubens (Teixeira), quando assumiu a Secretaria de Transportes, tinha pela frente um dilema, que era o atraso no cartão dos idosos. Quinze mil pessoas estavam esperando o cartão há meses e ele conseguiu fazer com que todos esses cartões fossem processados. A partir de agora, serão 10 dias (de espera) apenas”, declarou Crivella, ao lado de idosos beneficiados pela medida, logo após a solenidade de entrega dos cartões no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Para atender à determinação do prefeito, o secretário municipal de Transportes, Rubens Teixeira, estabeleceu um mutirão em sua primeira semana de gestão para agilizar a produção dos cartões. Havia um atraso de cinco meses na entrega, o que agora está solucionado. De 2 a 8 de fevereiro, 13 mil cartões foram emitidos, colocando toda a produção em dia.
Os cartões ficam disponíveis para retirada no posto escolhido pelo requerente. É possível acompanhar o pedido através do 1746 ou pela internet.
As solicitações aumentaram consideravelmente após a publicação da resolução nº 2881 da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), do dia 10 de fevereiro de 2017. De acordo com as novas regras, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos podem obter o proveito, não mais a partir de 65, o que aumentou significativamente o número de beneficiários. Além disso, não é mais necessário que o cartão esteja vinculado a um carro específico.
O Cartão de Estacionamento de Idoso é de âmbito Nacional e tem validade de cinco anos, devendo, após este prazo, ser requerido um novo cartão.
Em vagas de estacionamento reservadas para idoso em logradouros públicos, no Sistema Rio Rotativo, o beneficiário estará isento de pagamento. Em shoppings, o cartão dá direito a vagas especiais, mas não isenta de pagamento.
Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.