Os primeiros 150 novos ônibus da frota do Rio de Janeiro estarão circulando nas Zonas Norte e Oeste a partir de segunda-feira, 3 de setembro
Publicado em 31/8/2018 - 00:00
Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) apresentou, nesta quinta-feira (30), no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, os primeiros 150 novos ônibus da frota da cidade, que a partir de segunda-feira, dia 3 de setembro, estarão circulando nas Zonas Norte e Oeste. Os veículos ganharam novas cores e estão equipados com ar-condicionado, wi-fi e carregador de celular. A apresentação dos coletivos – que ocorreu antes mesmo do prazo inicialmente estipulado, para novembro – faz parte do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura e o Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus do Rio de Janeiro). O acordo prevê a renovação e a climatização total da frota até 2020. A padronização com cores diferentes para cada empresa atende solicitação dos usuários, para facilitar a identificação das linhas.
“São 150 ônibus que começam a rodar. Com wi-fi de graça, carregador de celular e câmera para que o motorista consiga ver os passageiros descendo atrás, evitando, assim, acidentes. Eles têm também GPS, com os quais a Prefeitura poderá municiar, com dados, um aplicativo onde as pessoas vão saber que horas descer para o ponto de ônibus e quanto tempo vão levar para ir, por exemplo, de Copacabana até Triagem, ou sair de Bangu e chegar ao Largo São Francisco. É um grande avanço que estamos tendo, e não podemos esquecer que a tarifa no Rio de Janeiro é a mais barata entre as capitais do Brasil”, destacou Crivella.
As mudanças na frota de ônibus do Rio foram anunciadas pelo prefeito no começo de agosto. Dois meses antes, em junho, ele tinha assinado com o Rio Ônibus o TAC, documento com compromissos assumidos pelas duas partes para a melhoria do sistema. O Termo de Ajuste de Conduta estabelece uma série de medidas, que envolvem diferentes secretarias e órgãos municipais, no sentido de proporcionar uma nova realidade para o transporte por ônibus na cidade.
“Há um novo formato para a relação entre a Prefeitura do Rio e os empresários do setor. Trabalhamos com transparência, ficamos quase um ano negociando as melhorias que estamos apresentando hoje. A relação se dá de outra forma. Por isso, conseguimos avançar, trazer melhorias para população, que merecia essa renovação da frota, e mesmo assim mantivemos a tarifa do ônibus na cidade como a mais barata entre as capitais brasileiras”, explicou Crivella.
Além das novidades já anunciadas, as melhorias referem-se a questões tecnológicas e de segurança:
Novo sistema de bilhetagem
O controle sobre a bilhetagem sairá dos empresários e passará à Prefeitura, num modelo cujo objetivo principal é tornar o processo mais transparente. Um grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria Municipal de Transportes elabora o novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica do município. Uma consultoria está em curso a fim de indicar o modelo mais adequado a seguir, além de fornecer diretrizes e apoio geral ao projeto, visando a atender às necessidades dos usuários e do poder público.
Aplicativo Ônibus.Rio
O aplicativo Ônibus.Rio vai oferecer aos usuários do sistema mais gestão, mais serviços e mais integração. Por intermédio dele, serão possíveis os seguintes procedimentos: consultas a itinerários de linhas de ônibus; envio de push com novos itinerários aos usuários das linhas; tempo estimado de chegada dos ônibus nos pontos; e acompanhamento do trajeto por GPS. A nova ferramenta oferece também botão de pânico com alerta enviado ao COR (Centro de Operações Rio), com multicanais para relacionamento (Facebook, WhatsApp e Central 1746), site para simulação de viagens e dados de transparência e possibilidade de avaliação de ônibus, motoristas e viagens.
Riocard Duo
O cartão Riocard vai mudar e passará a se chamar Riocard Duo, com função também de cartão bancário, possibilitando ao usuário utilizá-lo não só para garantir seu ingresso no transporte, mas também para fazer compras no comércio. Adquirir o novo cartão será fácil e grátis: bastará ir à loja do RioCard informar CPF e número de Whatsapp.
Frota em Renovação
A frota de ônibus da cidade conta com sete mil veículos. As 32 empresas concessionárias do serviço são responsáveis pelo transporte diário de quatro milhões de passageiros. A entrega dos primeiros 150 ônibus marca o início, na prática, da renovação da frota.
Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.