Conferência municipal debate “Democracia e Saúde” em Caxias (MA)

Na abertura do evento, o prefeito Fábio Gentil (PRB) destacou os investimentos feitos pelo município na área da Saúde

Publicado em 09/04/2019 - 00:00

Conferência municipal debate “Democracia e Saúde” em Caxias (MA)
Na abertura do evento, o prefeito Fábio Gentil (PRB) destacou os investimentos feitos pelo município na área da Saúde

Caxias (MA) – A prefeitura, por meio Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde realizaram nos dias 3 e 4, a X Conferência Municipal de Saúde de Caxias, com o tema: “Democracia e Saúde”. O evento foi destinado aos profissionais da área da saúde e à população em geral. 

A conferência debateu o financiamento adequado do SUS, além de discutir a consolidação dos princípios do sistema de saúde. “A luta é aqui, nós é que temos que ir lá reclamar e reivindicar nossa necessidade” pontuou César Furtado, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Na abertura do evento, o prefeito Fábio Gentil (PRB) destacou os avanços de sua gestão na área da saúde. “Nós temos feito milagre para atender os 180 mil habitantes de Caxias e mais a população dos 52 municípios que fazem parte da nossa região. Precisamos, acima de tudo, do apoio do governo do estado e federal para que juntos possamos encontrar soluções, para dar uma saúde cada vez melhor”, afirmou o republicano.

A programação do evento contou com discussões e grupos de trabalho com os eixos temáticos: “Saúde como Direito: um olhar integral para as pessoas e o meio”; “Consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde”; “Financiamento do Sistema Único de Saúde”; e “Regionalização como eixo estruturante para otimização e acesso do usuário do Sistema Único de Saúde”. Houve ainda plenária para aprovação de propostas e eleição de delegados para a Conferência Estadual.

“Quero agradecer a presença de todas as pessoas envolvidas na preparação desta conferência, pois este conselho tem contribuído de forma decisiva para que a gente desenvolva um bom trabalho”, disse Socorro Melo, secretária municipal de saúde.

Na ocasião, foram escolhidos 12 delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que será realizada em junho na capital São Luís e, posteriormente, na 16ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em Brasília, no mês de agosto.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Caxias (MA)
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro