Por iniciativa do republicano, Câmara vai realizar audiência pública com representantes das operadoras TIM, Vivo, OI, Claro e do aplicativo WhatsApp
Publicado em 21/6/2018 - 00:00
Brasília (DF) – A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (20), requerimento do deputado federal Cleber Verde (PRB-MA), para realização de audiência pública sobre a crescente prática de clonagem de telefones móveis. Foram convidados representantes das operadoras TIM, Vivo, OI, Claro e do aplicativo WhatsApp.
Parlamentares de todo o Brasil já foram vítimas do golpe. O deputado Cleber Verde teve o seu celular e o seu WhatsApp clonado por três vezes. Ele vem recebendo reclamações de várias pessoas da sociedade civil que passaram pelo mesmo problema e quer saber dos convidados quais os mecanismos de defesa e de segurança que estão sendo adotados pelas empresas para evitar que esse problema continue acontecendo em todo o país.
“Milhares de brasileiros são vítimas dessa prática delituosa perpetrada contra o sistema de telecomunicações, em especial a telefonia. A Anatel e as empresas devem se manifestar sobre as providências que vem sendo adotadas para coibi-las”, argumentou. O deputado do PRB lembrou que quem utiliza aparelho telefônico celular “clonado”, ou seja, quem faz a transmissão, emissão ou recepção do processo eletromagnético, sem a outorga estatal (habilitação) para tal fim, comete crimes de atividade de telecomunicação clandestina.
Os crimes vão desde estelionato até extorsão. “Esses bandidos utilizam da boa-fé e da credibilidade das pessoas para pedir dinheiro e depósito em contas diversas e, em muitos casos, amigos e parentes caem na armadilha”, explicou o deputado republicano.
A data para realização da audiência pública ainda não foi divulgada.
Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.