Lideranças reivindicam policiamento para município de Eldorado
Publicado em 28/5/2012 - 00:00
Porto Alegre (RS) – A falta de efetivo policial em Eldorado do Sul foi tratada numa audiência pública, no Palácio da Polícia Civil, na capital gaúcha. Várias lideranças solicitaram ao chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Junior, atenção especial para a segurança pública do município.
A reunião foi agendada pelo deputado estadual Carlos Gomes (PRB-RS), que acompanhou a comitiva formada pelos presidentes municipais do PRB, Roque Bakof; do PSB, Paulo Silva; e do PCdoB, Carlos Borges; além do líder comunitário Sérgio Munhoz; e do presidente da Associação do Comércio e Indústria de Eldorado do Sul (Acidesul), Eugênio Mairesse.
As lideranças destacaram a excelência do trabalho do delegado Rafael Soares Pereira, que, mesmo respondendo por dois municípios, tem demonstrado atuação dinâmica e comprometida com a comunidade. Sem delegado titular desde 9 de abril deste ano, o policiamento em Eldorado do Sul também enfrenta o problema da falta de efetivo. A Polícia Civil local conta com dois servidores no cartório, dois no plantão e dois na investigação, quando seria necessário haver, no mínimo, quatro agentes para atender cada área.
O município acumula aproximadamente 10 mil inquéritos policiais instaurados e a situação se agravou após a aposentadoria de três servidores no ano passado. De acordo com o chefe de Cartório, escrivão Luís Alberto Mendes, a delegacia eldoradense está contando com o reforço de policiais do interior para a investigação. “A carência de efetivo é o principal obstáculo que a instituição enfrenta. Há um conjunto de municípios nos quais a necessidade de reposição de servidores é maior, e Eldorado do Sul está entre eles”, reconheceu o delegado Ranolfo Vieira Junior. Ele informou que a partir do segundo semestre o município deverá receber um reforço, com a formação de novos inspetores e escrivães pela Academia de Polícia Civil (Acadepol).
Na avaliação do presidente do PRB Eldorado Sul, Roque Bakof, o resultado da reunião foi positivo, pois além de reconhecer a legitimidade do pleito e sinalizar que em breve ocorrerá a reposição nos quadros dos servidores da Delegacia, o chefe de Polícia do Estado indicou que, caso não seja possível restabelecer antes, com a formação de uma turma de delegados, a qual deverá trazer fôlego ao trabalho policial no Rio Grande do Sul, a solução para a titularidade da Delegacia de Eldorado do Sul também deverá ser encaminhada.
Fonte: Ascom – deputado federal Carlos Gomes
Fotos: Jorge Fuentes
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.