Carlos Gomes critica falta de planejamento no combate ao vírus H1N1 no RS

Carlos Gomes critica falta de planejamento no combate ao vírus H1N1 no RS

Em diversas unidades de saúde gaúchas as doses disponibilizadas não foram suficientes

Publicado em 4/5/2016 - 00:00

Carlos Gomes critica falta de planejamento do governo federal para vacinação contra a gripe
Deputado Carlos Gomes destaca que em diversas unidades de saúde do Rio Grande do Sul as doses disponibilizadas não foram suficientes

Brasília (DF) – O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) criticou nesta terça-feira (03) a falta de vacinas contra a gripe H1N1 em postos de saúde do Rio Grande do Sul. O parlamentar frisou que enquanto as campanhas de conscientização sobre a importância de aplicação da medida preventiva foram muito eficazes, em diversas unidades de saúde gaúchas as doses disponibilizadas não foram suficientes. “As pessoas saíram de casa na esperança de receberem a proteção contra o vírus e ao chegarem nos postos e hospitais foram surpreendidas pela falta de vacinas”, sublinhou.

Gomes destacou que ao menos oito estados registraram insuficiência de doses. “No Rio Grande do Sul, pelo menos cinco cidades sofreram com a falta de vacinas. São elas Sapiranga, Passo Fundo, Novo Hamburgo e Gravataí. Ninguém pode oferecer aquilo que não tem. Se os estoques não deram conta dos grupos de risco, é preciso acender o alerta para quando a vacinação for liberada a toda população”, comentou.

Segundo o Ministério da Saúde, nesta primeira etapa o objetivo era imunizar os grupos de risco, compostos de crianças que tenham mais seis meses e menos de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, quem tem 60 anos ou mais de idade, presos, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas.

Texto: Jorge Fuentes / Ascom – deputado federal Carlos Gomes
Foto: Douglas Gomes 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend