Carlos Alberto: “Pais ‘esquecem’ certidões de nascimento de filhos em fóruns de Manaus”

Pelo menos 926 certidões de nascimento estão retidas

Publicado em 9/5/2016 - 00:00

Pais "esquecem" certidões de nascimento de filhos em fóruns de Manaus, alerta Carlos Alberto
Pelo menos 926 certidões de nascimento estão retidas

Manaus (AM) – Pelo menos 926 certidões de nascimento estão retidas no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM/AM) à espera de ser retiradas. Para desafogar a demanda, o TJ promove, esta semana, um mutirão, por meio de sua corregedoria geral, a fim de que esses documentos sejam entregues aos seus titulares. O assunto foi ventilado pelo deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM) que é presidente da Comissão de Jovens, Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Estado (CJCA/Aleam).

“São certidões que correspondem ao período de 2009 a 2012 e que até agora não foram retiradas no fórum de Manaus”, alertou o deputado.

A iniciativa do TJAM possibilita o reconhecimento público de uma criança aos seus direitos como cidadão. “Apesar das facilidades para a retirada do documento – como a gratuidade – muitos pais desprezam o registro somente recorrendo aos fóruns em casos de urgência extrema e, assim, retardando, por exemplo, o ingresso dos filhos nas escolas”, observou o presidente do colegiado.

Texto: Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend