Carlos Alberto alerta população sobre o combate a violência contra o idoso no AM

Deputado informou que de janeiro a maio de 2017, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso registou mais de 950 ocorrências

Publicado em 21/6/2017 - 00:00

Deputado informou que de janeiro a maio de 2017, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso registou mais de 950 ocorrências

Manaus (AM)  O deputado estadual Carlos Alberto (PRB) alertou a população amazonense, na manhã desta terça-feira (20), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas, sobre o combate a violência contra o idoso no Estado. Conforme informações da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), de janeiro a maio de 2017 a Polícia Civil já enviou 200 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e 50 inquéritos policiais à Justiça do Estado, além do registro de 700 casos de perturbação, agressão física, crimes contra a honra como injúria, calúnia e difamação e até a apropriação de bens materiais, totalizando 950 crimes contra esse grupo.

“Essa é uma triste realidade que vem ganhando de forma negativa um espaço dentro dos nossos lares. Os dados divulgados pela DECCI aponta que os registros de violência contra idosos dobraram nos cinco primeiros meses deste ano”, disse Carlos Alberto.

De acordo com o legislador, no último dia 15 de junho deste ano foi o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa Idosa e parabenizou a iniciativa de uma audiência pública que ocorreu na manhã de terça-feira (20), no miniplenário Cônego Azevedo sobre o combate da violência contra o idoso, de iniciativa da deputada estadual Alessandra Campêlo.

O deputado Carlos Alberto também destacou sobre uma proposta de sua autoria que dispõe sobre a adaptação de enfermarias geriátricas nos hospitais e pronto-socorros do Amazonas, que foi aprovado no mês passado na casa legislativa. “É nítido que precisamos tomar iniciativas que contribuam para a proteção da população idosa. Continuaremos os trabalhos para população amazonense”, frisou o legislador.

Mais registros

Entre janeiro e maio deste ano, o Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI) registrou 937 atendimentos a idosos. Desse universo, os casos de negligência e busca por orientações, que vai desde a retirada de documentos às informações jurídicas, lideraram a lista de ocorrências. Os casos de intimidação e perturbação foram a terceira maior ocorrência registrada no Centro. As vítimas, em sua maioria, foram mulheres e moradoras das zonas norte da capital.

No mês de maio, houve o registro de 168 atendimentos. Desse total, 59 casos foram referentes a idosos ou familiares que vieram em busca de orientações. Os demais atendimentos com maiores índices referem-se às vítimas de intimidação e perturbação, com 28 casos; negligência com 25 ocorrências e abuso financeiro e extorsão com 16 registros. O CIPDI ainda registrou 146 encaminhamentos para a rede de proteção, atendimento e acolhimento da pessoa idosa, nesse mês de maio, sendo que a Defensoria Pública foi o órgão que mais recebeu os casos dos idosos.

Denúncias

Criada há mais de sete anos, a DECCI, localizada no Parque Dez, Zona Centro-Sul, vem fortalecendo as ações para inibir os crimes contra os idosos no âmbito familiar na capital e na zona rural de Manaus. Além de tratar das causas criminais, a delegacia atua na orientação, conforme o Estatuto do Idoso, o que tem ocasionado o aumento das denúncias que chegam por meio do Disque 100 e 181 ou diretamente na própria sede da Delegacia.

Texto: Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Fotos: Arthur Castro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend