Câmbio é o esporte símbolo da pessoa idosa em Porto Alegre

A Câmara Municipal aprovou, de forma unânime, o projeto do vereador Alvoni Medina (Republicanos)

Publicado em 03/09/2019 - 00:00

Câmbio é o esporte símbolo da pessoa idosa em Porto Alegre
A Câmara Municipal aprovou, de forma unânime, o projeto do vereador Alvoni Medina (Republicanos)

Porto Alegre (RS) – A Câmara Municipal aprovou de forma unânime, na tarde de segunda-feira (2), o projeto do vereador Alvoni Medina (Republicanos), que institui o jogo do Câmbio como esporte símbolo da pessoa idosa, no município.

A modalidade é como um voleibol adaptado para a terceira idade. Atualmente, esse esporte é um dos mais praticados pelas pessoas idosas no Estado do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, existem 10 equipes, que participam de competições anualmente, que reúne cerca de 120 pessoas.

“Sabe-se que a prática esportiva na terceira idade traz inúmeros benefícios à saúde, como o estímulo de novos desafios, o exercício da memória e a capacidade de adquirir novos conhecimentos”, destaca Alvoni Medina.

De acordo com a proposição, o jogo do Câmbio nasceu de uma experiência feita por um grupo de profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, vinculado a Universidades (UFRGS, UFSM, UPF, Unisinos, Ulbra, Unilasalle e Feevale) e também às prefeituras municipais de Porto Alegre e Passo Fundo e ao Sesc. De acordo com pesquisa desempenhada por Eduardo Hauser, pesquisador da Escola de Educação Física da UFRGS, através da prática deste esporte, foram criadas adaptações para os idosos e desenvolveram-se as suas regras.

Texto: Ascom – vereador Alvoni Medina
Foto: Ederson Nunes /  Câmara Municipal de Porto Alegre

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro