Câmara aprecia projeto de Cleber Verde

Garimpeiros e pequenos produtores rurais estão entre os beneficiados com as propostas

Publicado em 02/05/2012 - 00:00

camara-aprecia-projeto-e-relatorio-de-deputados-republicanos-02-05-2012
Pelo menos um projeto de lei, de autoria de Cleber Verde, e uma medida provisória, relatada pelo deputado Heleno Silva, devem ser apreciadas esta semana pela Câmara

Brasília (DF) – Pelo menos um projeto de lei, de autoria do deputado federal Cleber Verde (PRB-MA), e uma medida provisória, relatada pelo deputado federal Heleno Silva (PRB-SE), devem ser apreciadas esta semana pela Câmara.

Na pauta do Plenário, a MP 554, que autoriza a União a conceder subvenção econômica, sob a forma de equalização de parte dos custos a que estão sujeitas as instituições financeiras para contratação e acompanhamento de operações de microcrédito produtivo. Heleno apresentou emendas ao texto, nas quais busca reduzir os encargos e fornecer novas possibilidades de negociação aos pequenos produtores rurais, em especial da Região Nordeste, que correm o risco de perder suas propriedades por não terem condições de arcar com os juros de suas dívidas com os bancos.

Na comissão de Seguridade Social e Família, está na pauta o Projeto de Lei 4.151, que concede aos garimpeiros e feirantes a condição de segurado especial para fins de previdência social. O texto de Cleber Verde, apesar de estar na lista, pode não ser apreciado, já que o parlamentar republicano conseguiu, com a apresentação da Proposta de Emenda Constitucional 405/09, a criação de uma comissão especial para discutir a inclusão desses trabalhadores no Regime Geral da Previdência Social, ao lado de agricultores familiares, parceiros, meeiros e pescadores artesanais.

A comissão especial foi instalada no último dia 7 de março. A PEC precisa ser votada nesse colegiado para depois passar por dois turnos de votação no Plenário da Câmara e seguir para o Senado.

Texto: Paulo Gusmão / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro