Bulhões destaca vantagens da privatização para o desenvolvimento da economia

Para o republicano, quando assume a função de empresário, o Estado se expõe a prejuízos, dá brechas para a corrupção e inibe a iniciativa privada

Publicado em 20/10/2017 - 00:00

Bulhões destaca vantagens da privatização para o desenvolvimento da economia
Para Bulhões, os governos no Brasil, nas três esferas, devem focar em educação, saúde e segurança, que para ele são a verdadeira “função do Estado”

Brasília (DF) – Em discurso realizado esta semana na Câmara dos Deputados, o deputado federal Antonio Bulhões (PRB-SP) defendeu as privatizações. Para ele, os governos no Brasil, nas três esferas, devem focar em educação, saúde e segurança, que para ele são a verdadeira “função do Estado”.

Bulhões acredita que, quando assume a função de empresário, o Estado se expõe a prejuízos, dá brechas para a corrupção e inibe a iniciativa privada. “Além disso, quando há competição do setor privado há uma tendência ao encolhimento de custos e aumento da qualidade dos bens e serviços ofertados à população”, argumenta.

Para o deputado, essa discussão deve ser orientada pela experiência. Ele usou como exemplo a privatização da Telebras, em 1998. “As linhas telefônicas eram privilégio de poucos: o Brasil tinha 24 milhões de linhas telefônicas, para 170 milhões de pessoas. Depois da privatização ter um telefone ficou muito mais barato. Hoje, temos mais celulares do que pessoas”, disse.

Mesmo sabendo que uma parcela da população é contra a privatização, Bulhões acredita que os brasileiros estão mais consciente dos benefícios. “Causa alegria, ao menos, constatar que esse discurso convence cada vez menos. São poucos os que defenderiam que as empresas estatais são mais eficientes ou mais éticas que as empresas privadas”, disse.

Para ele, escândalos como os do Mensalão e do Petrolão, que fizeram uso de dinheiro do Banco do Brasil e da Petrobras, mostraram que as estatais vivem em risco de ser transformadas em ferramentas para a corrupção.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro