Brasil-Coreia do Sul: Maria Rosas presidirá Grupo de Amizade entre os países

Objetivo do colegiado é buscar o estreitamento dos laços políticos entre as duas nações

Publicado em 3/5/2023 - 19:33 Atualizado em 8/5/2023 - 10:09

Brasília (DF) – A deputada Maria Rosas (Republicanos-SP) promoveu, nesta quarta-feira (3), reunião de lançamento do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Coreia do Sul, na Câmara dos Deputados. O evento, que contou com a presença do embaixador da República da Coreia, Lim Ki-mo, e parlamentares, marcou o início de um novo ciclo de diálogo para o fortalecimento da parceria entre as nações.

Maria Rosas ressaltou que o Grupo de Amizade será composto por 30 deputados. “Ao longo do ano, vamos trabalhar para fortalecer as relações entre os dois países, realizando encontros de natureza política, social e cultural, além de promover a permuta de publicações sobre o trabalho legislativo”, explicou.

O embaixador da República da Coreia, Lim Ki-mo, relembrou que as relações diplomáticas entre os países ultrapassam os 60 anos. “A força dessa dupla cooperação foi importante para superarmos momentos desafiadores, como a pandemia de Covid-19. Inclusive, foram em momentos como esse que pude ver a grande capacidade de recuperação e o potencial de cooperação do Brasil e da Coreia. Os resultados são visíveis: as trocas comerciais entre os países já recuperaram valores em torno de 11 bilhões de dólares em 2022 e a Coreia do Sul é atualmente o segundo maior parceiro comercial do Brasil na Ásia”, destacou.

Para o embaixador, a diplomacia parlamentar tem papel fundamental no avanço da parceria. “Brasil e Coreia sempre seguiram caminhos que levam a objetivos complementares. O Brasil busca uma nova reindustrialização e a Coreia busca um novo crescimento pela inovação. Essas metas se harmonizam com as várias áreas de cooperação existentes, como ciência, tecnologia, comunicação e energia. Nessas condições, poderemos desenvolver uma grande parceria”, disse.

O deputado Luis Carlos Gomes (Republicanos- RJ) elogiou a iniciativa de Maria Rosas. “Fico muito feliz em fazer parte deste grupo de amizade, até porque o Rio de Janeiro, estado que represento, tem laços muito fortes, nas áreas de turismo e investimentos, com a Coreia. Queremos fortalecer ainda mais isso”, disse.

A deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA) destacou que a criação do grupo deve trazer benefícios que vão além dos grandes acordos e parcerias, como a aproximação ainda maior dos dois povos. Hoje, o Brasil conta com uma comunidade de mais de 50 mil sul-coreanos, estabelecidos principalmente na cidade de São Paulo. Trata-se da maior comunidade de coreanos na América Latina, a terceira maior população coreana fora da Ásia e a décima primeira no mundo.

Saiba mais

O encontro também contou com a presença dos deputados Deltan Dallagnol (PODE-PR), Silvye Alves (União-GO), Yandra Moura (União-SE) e Jefferson Campos (PL-SP).

Texto: Thifany Batista, com edição de Mônica Donato / Ascom da Liderança do Republicanos na Câmara
Fotos: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend