Audiência Pública discute obesidade na Bahia

Deputado estadual José de Arimateia quer a implantação do Programa de Enfrentamento da Obesidade Mórbida na rede estadual de saúde

Publicado em 24/10/2013 - 00:00

24_10_13_atuacao02_ba_audiencia_publica_discute_obesidade_na_alba
Acredito que essa audiência pública trouxe a conscientização em torno da prevenção, algo fundamental”, ressaltou o deputado Arimateia

Salvador (BA) – A obesidade e sua prevenção foram colocadas em pauta na manhã, desta terça-feira (22), através da Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Bahia. O propositor do tema foi o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA). As causas, consequências e tratamento de combate à doença, foram debatidos amplamente, com especialistas e comunidade. A ocasião aconteceu pontualmente às 10h15, na Sala Eliel Martins.

Na Bahia há 90 mil obesos mórbidos. Segundo dados do Ministério da Saúde, as soteropolitanas são maioria entre as mulheres com obesidade da região Nordeste, representando 13,7% no ranking das capitais nordestinas. Preocupado com essa situação Arimateia deu entrada no Projeto de Lei nº 19.110/2011, que visa implantar na rede estadual de saúde do Estado da Bahia o Programa de Enfrentamento da Obesidade Mórbida.

“Somente em Salvador temos 400 mil pacientes obesos. Deixo o alerta também para os pais porque precisamos estar atentos e trabalhar com a obesidade desde a infância. Acredito que essa audiência pública trouxe a conscientização em torno da prevenção, algo fundamental”, ressaltou Arimateia.

A obesidade é uma doença crônica caracterizada por excesso de peso corporal. Para uma maior explanação sobre a doença o diretor médico Executivo e Chefe da Cirurgia Bariátrica do Hospital da Bahia – além de Membro Titular da Federação Americana de Cirurgia Bariátrica e da Sociedade Brasileira e Metabólica -, Marcelo Zollinger, fez uma explanação em torno da situação da doença no estado, e solicitou uma atenção maior com a alimentação das crianças em escolas públicas.

“Precisamos prevenir e educar a população para fomentar a atividade física e bons hábitos alimentares, principalmente nas escolas porque a obesidade infantil já representa cerca de 20% na Bahia, e está cada vez mais crescente”, alertou Zollinger.

Embora a sociedade esteja mudando, ainda é muito comum as pessoas identificarem a obesidade como um problema estético e não um problema de saúde. A advogada Nelia Almeida é prova disso. Ela falou que sofreu muito com o Bullying na infância, e hoje após ter perdido 90 quilos, diz ter sentido na pele a questão da desigualdade. “As pessoas obesas não contam com macas e cadeiras apropriadas em hospitais públicos, estrutura adequada nos transportes públicos e nos elevadores de diversos locais”, disse Nelia.

O Membro Titular da Sociedade Brasileira Bariátrica e Metabólica, Arivaldo Alves, contou que já realizou 6600 cirurgias bariátricas em 12 anos, e a procura tem aumentado imensamente. Ele afirmou ainda que há pouco tempo 18 pessoas eram operadas, hoje são de 60 a 80 pacientes por mês. “A população precisa estar atenta para a importância do acompanhamento multiprofissional e adotar a consciência do que é a cirurgia”, enfatizou.

Após a audiência pública o presidente do Colegiado definiu, que alguns Projetos de Lei serão criados para instituir uma Campanha mais ostensiva nas Escolas Públicas começando pela mudança na merenda escolar. Outra iniciativa será a elaboração de indicação solicitando ao Governo do Estado a construção de um Centro de Referência de Obesidade na Bahia e o acompanhamento desses pacientes.

Também participaram do evento a médica endocrinologista, metabologista e coordenadora do Centro de Controle da Obesidade do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), Tereza Arruti e o presidente do Instituto Márcio Café e médico cirurgião bariátrico, Márcio Café.

Texto e foto: Ascom – deputado estdadual José de Arimateia

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend