Assistência para hipertensos e diabéticos

Vereador Nunes Coelho reivindica reativação do Hiperdia

Publicado em 25/02/2013 - 00:00

Assistência para hipertensos e diabéticos
Vereador Nunes Coelho reivindica reativação do Hiperdia

Taubaté (SP) –“Quando eu preciso fazer o teste de diabetes, tenho que ir à farmácia, porque no postinho eles dizem que não tem equipamento”, disse a senhora Maria Alice, moradora do Belém, mostrando um sério problema vivido por muitos diabéticos que dependem da rede pública de saúde. Atentando para essa situação o vereador Nunes Coelho (PRB) encaminhou requerimento ao Prefeito solicitando a reativação do programa Hiperdia na cidade de Taubaté.

“Não é raro as pessoas reclamarem da falta de remédio para pressão alta, e como a dona Maria Alice relatou, no PAMO próximo à sua casa ela não consegue fazer um simples teste para diabetes,” afirma Coelho. “Se havia essa assistência para diabéticos e hipertensos, ela precisa ser reimplantada”, reclama.

De acordo com o site hiperdia.datasus.gov.br, o sistema foi criado pelo Governo Federal via Ministério da Saúde com o objetivo de fazer o cadastramento de pessoas portadoras de hipertensão e diabetes nos municípios. Uma vez registrados os pacientes deveriam receber acompanhamento periódico e passariam a receber insumos e medicamentos para auxiliar no tratamento. Segundo informações de munícipes que procuraram o vereador no início desse ano, a parte do programa que consistia de uma equipe de prevenção, que contava com profissionais como clínico geral, nutricionista entre outros, deixou de atuar nos PAMOs na última gestão.

Fonte e foto: Ascom Nunes Coelho

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro