Aprovado projeto que permite saque do FGTS a mulheres vítimas de violência doméstica

Iniciativa de Ronaldo Martins tem como objetivo possibilitar meios para minimizar o impacto financeiro decorrente do rompimento do vínculo com o agressor

Publicado em 8/10/2017 - 00:00

Aprovado projeto que permite saque do FGTS a mulheres vítimas de violência doméstica
Iniciativa de Ronaldo Martins tem como objetivo possibilitar meios para minimizar o impacto financeiro decorrente do rompimento do vínculo com o agressor

Brasília (DF) – A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 5304/2016, do deputado federal Ronaldo Martins (PRB-CE), que permite às mulheres em situação de violência doméstica sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Na avaliação do deputado, é comum que o agressor, neste caso, ameace à vítima com a imposição da questão financeira.

“A violência contra a mulher atinge todas as etnias, religiões, escolaridades, idades, gerações e classes sociais. Os números são estarrecedores. Por isso, o dinheiro do FGTS da mulher trabalhadora deve possibilitar meios para minimizar o impacto financeiro decorrente do rompimento do vínculo com o agressor”, justificou.

De acordo com dados da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão da Presidência da República, mais de 85% dos casos de violência registrados corresponderam a situações de violência doméstica e familiar. Martins lembra que a legislação nacional avançou na proteção à mulher vítima de violência, notadamente com o advento da Lei Maria da Penha (2006). No entanto, as medidas de proteção não garantem às vítimas os direitos necessários ao seu sustento e de seus filhos, ficando, na maioria das vezes, obrigadas a voltar ao convívio com seus agressores, pela simples incapacidade de sustento.

A matéria, que tramita em regime de urgência, já foi aprovada, também por unanimidade, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER) e segue para as comissões de Finanças e Tributação (CFT) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB na Câmara 
Foto: Douglas Gomes 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend