Aprovado projeto de Rosangela Gomes que combate a discriminação da mulher na política

A deputada, que em 16 anos de carreira política e passou por outros partidos, tomou por base a própria experiência para elaboração do projeto

Publicado em 11/11/2016 - 00:00

Aprovado projeto de Rosangela Gomes que combate a discriminação da mulher na política
“Nem todos os partidos são como o PRB, no sentido de dar espaço à mulher”, disse a republicana

Brasília (DF) – A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou na última terça-feira (8) a proposta da deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), que trata do combate à discriminação político-eleitoral contra a mulher. O PL (349/2015) foi aprovado por unanimidade e segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

A deputada, que em 16 anos de carreira política e passou por outros partidos, tomou por base a própria experiência para elaboração do projeto. “Nem todos os partidos são como o PRB, no sentido de dar espaço à mulher. Ser ignorada, ter minha fala cortada ou ver minhas prioridades deixadas para trás foi algo que precisei enfrentar em outras legendas e, por isso, vejo a importância da tipificação do crime de violência e discriminação à mulher na política. Vivi isso”, explica Rosangela. “Existe ainda o assédio sexual e também, em alguns casos, até lesão corporal”, alerta a deputada.

Segundo a relatora do projeto, a deputada Raquel Muniz, quanto mais igualitária for nossa sociedade, mais justas e humanas serão as interações entre nós, de forma que esse fato impactará todas as relações sociais no Brasil, especialmente, aquelas ligadas às definições de políticas públicas. “Assegurar a participação das mulheres nos processos políticos do país é inserir dezenas de milhões de brasileiras nas mais altas definições de poder de nossa sociedade”, defendeu a relatora.

Rosangela reconhece que mudanças aconteceram desde seu ingresso na política. “Nesses 16 anos consigo ver mudanças, porém a passos lentos. A democracia só será completa quando homens e mulheres estiverem no mesmo patamar de igualdade. E eu vou continuar lutando para que isso seja realidade”, finalizou.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend