Aprovado projeto de José Freitas que cria a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase

O objetivo é fortalecer o cuidado integral às pessoas com psoríase em Porto Alegre

Publicado em 24/5/2017 - 00:00

jose-freitas-prb-pl-rede-de-atencao-as-pessoas-com-psoriase-foto-ascom-23-05-17
O objetivo é fortalecer o cuidado integral às pessoas com psoríase em Porto Alegre

Porto Alegre (RS) – A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na última quinta-feira (16), projeto de lei do vereador José Freitas (PRB) que institui, no município, a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase.

O republicano explica que a psoríase é uma doença crônica, não-transmissível, dolorosa e para a qual não existe cura. Além da dor, prurido e hemorragia causada por psoríase, muitos indivíduos são afetados em todo o mundo pelo estigma da discriminação. Os portadores da enfermidade têm um risco elevado para doenças cardiovasculares e hepáticas, diabetes, obesidade, Doença de Crohn, colite ulcerativa, síndrome metabólica e acidente vascular cerebral (AVC).

Segundo o autor, são objetivos da Rede: fortalecer o cuidado integral às pessoas com psoríase em todos os pontos da Rede, com a efetivação de modelo de atenção de caráter multiprofissional, centrado no usuário e baseado em suas necessidades de saúde; promover, por meio de atividades, a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades das equipes da área da saúde, ampliando a rede de profissionais capacitados para o cuidado integral das pessoas com psoríase; e divulgar à população informações sobre a psoríase, como sintomas, tratamento e locais de atendimento. Para atingir estes objetivos, deverão ser realizadas ações de promoção, proteção, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde.

José Freitas observa que a 67ª Assembleia Mundial da Saúde incentiva, entre suas resoluções, que os estados-membros da organização empenhem esforços de defesa de sensibilização em relação à doença de psoríase, lutando contra o estigma sofrido pelas pessoas que têm a doença.

O republicano ressalta, ainda, que até 42% daquelas pessoas portadoras da psoríase desenvolvem também artrite psoriática, que causa dor, rigidez e inchaço nas articulações e pode levar à desfiguração permanente e deficiência. “Além disso, muitas pessoas sofrem desnecessariamente de psoríase, devido a diagnóstico incorreto ou tardio, às opções de tratamento inadequados e insuficiente acesso aos cuidados”, comentou.

Texto e foto: Ascom – vereador José Freitas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend