Aprovado projeto de Bulhões que obriga rastreamento de cargas nucleares e radioativas

Projeto ressalva transporte exclusivamente no interior das instalações nucleares

Publicado em 14/11/2013 - 00:00

14_11_13_destaque04_aprovado_projeto_de_bulhoes_que_torna_obrigatorio_rastreamento
Bulhões afirma que a ausência do mecanismo prejudica o acompanhamento e a localização rápida de cargas desviadas e aumenta o risco de acidentes radioativos

Brasília (DF) – A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (12), o parecer apresentado ao Projeto de Lei 4047/2012, de autoria do deputado republicano Antônio Bulhões (PRB-SP), que torna obrigatória a utilização de mecanismo de rastreamento de carga durante o transporte de materiais nucleares e radioativos. O projeto ressalva, ainda, o transporte exclusivamente no interior das instalações nucleares, desde que sejam atendidos os demais requisitos de segurança.

Bulhões afirma que a ausência do mecanismo prejudica o acompanhamento e a localização rápida de cargas desviadas e aumenta o risco de acidentes radioativos. “Essa medida pode induzir a redução do roubo de cargas tendo em vista a obrigação dos responsáveis pelos materiais radioativos desde sua expedição até o seu destino final. Apesar de haver uma vasta regulamentação em nível infralegal no tocante ao material nuclear e radioativo, nenhuma delas exige um efetivo controle” justifica o autor.

A matéria já havia sido aprovada pelas comissões de Viação e Transportes e de Minas e Energia. Por se tratar de matéria conclusiva nas comissões, o texto segue agora para ser analisado no Senado Federal.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro