André Santos debate importância de ações preventivas contra o câncer de próstata

Com o tema “Novembro Azul: A saúde do homem em pauta”, convidados falaram sobre os mitos e preconceitos do câncer de próstata e da saúde masculina

Publicado em 29/11/2017 - 00:00

André Santos debate importância de ações preventivas contra o câncer de próstata
Com o tema “Novembro Azul: A saúde do homem em pauta”, convidados falaram sobre os mitos e preconceitos do câncer de próstata e da saúde masculina

São Paulo (SP) – Por iniciativa do vereador André Santos (PRB), a Câmara Municipal de São Paulo promoveu um evento para debater  a importância do exame e os avanços da medicina no tratamento do câncer de próstata.

André Santos debate importância de ações preventivas contra o câncer de próstataO urologista e secretário de relações sociais, Dr. Milton Flávio, foi um dos palestrantes e falou sobre as formas de tratamento. “Nos últimos vinte anos, passamos a ter alternativas melhores para os homens, tanto em relação ao tratamento quanto ao pós-operatório de uma cirurgia de câncer de próstata”, disse o doutor. O especialista defendeu o exame de toque como o mais eficaz no rastreamento da doença e pediu para os participantes vencerem a barreira do preconceito. “Apesar do exame de PSA ser bastante usado para identificar o câncer de próstata, precisa estar associado ao exame de toque”, concluiu Flávio.

O ator Alexandre Frota também esteve presente para falar sobre um assunto que ganhou muito espaço na mídia nos últimos dias: a prótese peniana. O ator alertou para um dado preocupante: “cerca de 40% dos homens são propensos a sofrer de impotência, mas o machismo e o preconceito impendem que essas pessoas tenham o conhecimento necessário do que devem fazer”.

Para o jornalista Felipe Campos, os homens devem ser instruídos a se consultar com urologista desde a adolescência, assim como as mulheres fazem com os ginecologistas. Felipe foi diagnosticado com um tumor no testículo aos 28 anos de idade. “Fui curado depois de fazer radioterapia e quimioterapia, mas com isso percebi que nunca tinha ido ao urologista por uma questão cultural. Não somos ensinados a fazer exames preventivos, ainda mais na adolescência”, comentou.

O evento contou ainda com a participação do advogado Dr. Ricardo Martins; do esteticista Thiago Cestonari; do radialista Ricardo Tofanelo e do cantor Matheus Herriez.

Para o vereador André Santos, o evento deu luz a muitos assuntos que ainda são tabus e precisam ser falados. “Conseguimos conscientizar os homens presentes sobre os cuidados com a saúde. Sei que todos saíram daqui mais comprometidos com a própria vida”, finalizou o parlamentar.

Fonte: Ascom – vereador André Santos
Fotos: Erik Teixeira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend