Aline Gurgel comemora aprovação da lei “Menino Carlos Daniel” em Macapá

Aline Gurgel comemora aprovação da Lei “Menino Carlos Daniel”

Lei cria a Semana Nacional de Incentivo à Doação de Medula Óssea no município de Macapá

Publicado em 31/5/2016 - 00:00

A vereadora e presidente estadual do PRB no Amapá comemorou a aprovação do projeto e acredita que a iniciativa vai salvar vidas na capital.
Lei proposta pela vereadora Aline Gurgel cria a Semana Nacional de Incentivo à Doação de Medula Óssea em Macapá

 

Macapá (AP) – A Câmara Municipal de Macapá aprovou, no último dia 24 de maio, projeto de lei da vereadora Aline Gurgel (PRB-AP) que cria a Semana Nacional de Incentivo à Doação de Medula Óssea. O objetivo é ampliar o número de doações no município e salvar vidas com o gesto de solidariedade.

A semana municipal será comemorada entre os dias 14 e 21 de dezembro e vai agregar uma programação de eventos para estimular a doação voluntária de médula óssea, além de criar vários pontos fixos pela cidade para exames e cadastros do sistema de doadores. A legislação vai possibilitar, ainda, a assinatura de convênios e parcerias com os governos federal e estadual, instituições privadas, fundações, empresas, organizações governamentais ou não governamentais.

“Um dos maiores objetivos é promover a doação, que é muito necessária para quem precisa do transplante de medula. É rápido, não dói e a pessoa ajuda às pessoas que tem leucemia”, disse Aline Gurgel.

Segundo a vereadora do PRB, várias crianças foram diagnosticadas com Leucemia no Amapá e precisam fazer o transplante de médula o quanto antes. “Os casos de leucemia estão crescendo em nosso Estado. Precisamos promover políticas públicas para diminuir consideravelmente esses casos e vamos lutar por isso”, explicou a parlamentar.

Homenagem

A lei recebeu esse nome em homenagem ao pequeno Carlos Daniel Pereira, de 7 anos, que morreu em abril do ano passado acometido de leucemia aguda.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, todos os anos 7,5 mil brasileiros recebem o diagnóstico de leucemia, tipo de câncer que compromete a produção do sangue. “Para a grande maioria das pessoas, a única esperança é realizar um transplante de medula óssea. Muitos não encontram o doador na família e dependem de um doador cadastrado no registro de doadores”, apontou.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Ascom- vereadora Aline Gurgel



Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend