Acelino Popó requer a criação do Dia Nacional do Boxe em audiência pública

Deputado do PRB recebe autoridades e grandes nomes da categoria na Câmara

Publicado em 30/11/2012 - 00:00

Deputado do PRB recebe autoridades e grandes nomes da categoria na Câmara

Brasília (DF) – O deputado federal Acelino Popó (PRB- BA) realizou nesta quarta-feira (28), no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, uma audiência pública com o objetivo de estabelecer o “Dia Nacional do Boxe”. A intenção do parlamentar é criar um projeto de lei que garanta a criação da data em referência ao aniversário do pugilista Éder Jofre, que é no dia 26 de março.

Segundo Popó, a data não foi escolhida por acaso, Jofre é bicampeão Mundial e referencial de maior nome do boxe brasileiro em todos os tempos. “Eu poderia ter escolhido qualquer outra data, como o dia do meu aniversario, por exemplo, mais achei importante associar o ‘Dia Nacional do Boxe’ com a data do aniversário desse ídolo que é Eder Jofre”, considera.

O republicano destacou ainda, a importância da criação de uma data comemorativa para o boxe. “Essa data vai representar um marco na história do boxe. Em cada dia de comemoração vamos relembrar a história de vários brasileiros que defenderam a bandeira do Brasil lá fora. O boxe está presente no maior espetáculo de lutas do mundo: O UFC. Seus golpes são utilizados a todo o momento nos campeonatos de MMA. O boxe não pode ser esquecido”, destaca Popó.

Na audiência, o parlamentar aproveitou a oportunidade para debater sobre assuntos polêmicos relacionados à modalidade, destacando as últimas informações que configuram novas possibilidades para atletas amadores e profissionais. Um dos assuntos abordados foi o pronunciamento da Associação Internacional de Boxe que destacou recentemente a intenção de alterar as regras de classificação para os jogos de 2016, propondo que lutadores profissionais possam competir juntamente com amadores. Popó destacou também a importância da prática e incentivo ao esporte na vida de jovens.

O presidente da Frente Parlamentar do Esporte no Distrito Federal, deputado Evandro Garla (PRB), disse que é importante a valorização do esporte. “Sabemos que o esporte não é valorizado por isso criamos a Frente Parlamentar. O esporte foi fundamental na minha vida. Temos que nos preocupar com a juventude de hoje para que eles não se percam na criminalidade”.

Na solenidade, os deputados e a bancada fizeram uma homenagem aos irmãos Esquiva e Yamaguchi e à pugilista Adriana, medalhistas olímpicos em Londres. Também presentes no evento o presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro Silva; o ex-pugilista medalhista olímpico nos anos 60, Servílio de Oliveira. Além desses nomes, o representante da Banner Promotions, Arthur Pelullo.

Durante a audiência, esteve disponível nas dependências do espaço, uma pequena exposição de artefatos de luta relacionados à carreira do pugilista Éder Jofre e da última luta de Popó. Peças inéditas como cinturões, vestimentas e luvas dos campeões.

Texto: Eulla Carvalho – Comunicação Nacional do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro