A pedido de Halum, Câmara celebra 45 anos dos Conselhos de Medicina Veterinária

César Halum presta homenagem na Câmara

Publicado em 31/10/2013 - 00:00

31_10_13_atuacao02_to_45_anos_conselho_medicina_veterinaria001
“Hoje, o Brasil teve a oportunidade de conhecer mais de perto a amplitude da profissão do médico veterinário, das mais de 50 atividades que ele desempenha”, afirmou Halum

Brasília (DF) – Por solicitação do deputado republicano César Halum (PRB-TO), a Câmara realizou sessão solene em homenagem os 45 anos do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária e Zootecnia. Dezenas de profissionais participaram da solenidade e representaram os 90 mil médicos veterinários em atividade no Brasil.

“Hoje, o Brasil teve a oportunidade de conhecer mais de perto a amplitude da profissão do médico veterinário, das mais de 50 atividades que ele desempenha”, afirmou Halum ao lembrar que uma das principais vitórias da categoria no Congresso foi a regulamentação do medicamento veterinário, – Lei 12.689/2012, mas que, infelizmente, ainda não foi colocada em prática. “Até hoje, os laboratórios insistem em não fabricá-los demonstrando grave insensibilidade e completo desinteresse pelos grandes benefícios que a Lei traz aos rebanhos brasileiros. Estou confiante e acredito que o Governo Brasileiro não permitirá que esta lei se torne inócua”, enfatizou.

César Halum mencionou também outros projetos de sua autoria, que tem como objetivo baratear os preços dos medicamentos e melhorar o ambiente produtivo em seu todo. ”Apresentei projeto que cria as farmácias veterinárias populares do Brasil, e este já teve sinal positivo da Casa Civil. Agora estou lutando pela implantação de hospitais públicos veterinários. Projetos como esses têm importância correspondente ao peso que a atividade pecuarista tem para a economia brasileira”, comparou.

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade para prestigiar a classe, entre eles, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda. Ele destaca que o órgão tem intensificado seu trabalho para reforçar a necessidade de constante qualificação dos profissionais da área. “Essa formação tem que ser feita com pós-graduação e nós temos trabalhado nesse sentido para oferecer à sociedade brasileira profissionais amplamente capacitados e gabaritados”.

Como membro fundador e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Animais, César Halum, defendeu as recentes ações dos ativistas. “Levantamo-nos corajosamente como ativistas de nossa bandeira, todavia, sem jamais ter complacência com atitudes baderneiras e de desordem institucional”, asseverou.

Além do Conselho Federal, todos os presidentes dos conselhos regionais de Medicina Veterinária e Zootecnia do Brasil estiveram presentes, assim como, a Academia Brasileira e a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, o Ministério da Agricultura e da Pesca e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Texto: Vinícius Rocha / Ascom – deputado federal César Halum
Edição: Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend