1ª Conferência Nacional do PRB Idoso é realizada no DF com apoio da FRB

“Envelhecimento ativo – Um novo olhar” foi o tema da 1ª Conferência Nacional do PRB Idoso realizada nesta sexta-feira (17), em Brasília

Publicado em 17/02/2017 - 00:00

“Envelhecimento ativo – Um novo olhar” foi o tema da 1ª Conferência Nacional do PRB Idoso realizada nesta sexta-feira (17), em Brasília

Brasília (DF) – “Envelhecimento ativo – Um novo olhar” foi o tema da 1ª Conferência Nacional do PRB Idoso realizada na manhã desta sexta-feira (17), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), com o apoio da Fundação Republicana Brasileira (FRB). Idealizada pelo coordenador nacional do movimento, Ricardo Quirino, a proposta foi levar conhecimento dos direitos e deveres dos idosos, oferecer uma visão diferenciada a respeito do envelhecimento com independência pessoal e disciplina. Dentre as atividades exibidas, apresentações de dança e capoterapia.

O geriatra e presidente da Academia de Medicina do Distrito Federal, Renato Maia, explica o que é envelhecimento ativo

Durante a programação, o doutor Hilton Louzada, coordenador do movimento PRB Idoso da capital federal, mostrou aos militantes o plano de combate à violência contra a pessoa idosa. O documento será apresentado aos gestores públicos para ser implantado nas cidades.

Convidado pela Fundação Republicana Brasileira para tratar sobre o significado de envelhecimento ativo, o presidente da Academia de Medicina do Distrito Federal, Renato Maia, advertiu sobre o valor da qualidade de vida. “Temos que garantir aquilo que é necessário. Quem sabe o que é necessário para você, idoso, é você mesmo! Você tem de ter independência no que diz respeito à sua vida. Não deixe seus filhos mandarem em você, nas suas finanças. É importante você ter participação ativa, não apenas esperar que os outros façam. É fazer, não ficar esperando que decidam; é decidir. É ser, de fato, uma pessoa ativa, porque ninguém aqui está morto, pelo contrário, estamos vivos e ativos ”, destacou o geriatra.

1a-conferencia-nacional-do-prb-idoso-e-realizada-no-df-com-apoio-da-frb-foto-carlos-gonzaga-17-02-17-03
O coordenador nacional do PRB Idoso, Ricardo Quirino, fala sobre a valorização da pessoa idosa

Ricardo Quirino, reafirmou o compromisso com a militância. “Estamos aqui porque vocês são importantes, estamos criando projetos que asseguram os seus direitos. Muitas vezes ouvimos que idosos são coitadinhos. Vamos abolir essa ideologia! Na verdade, todos precisamos de carinho e amor, mas o idoso precisa mesmo é ser respeitado”, enfatizou.

Para a presidente da FRB, Telma Franco, a pessoa de terceira idade precisa ser ouvida. “Estamos procurando fazer mais pelos idosos. Em meu mandato criamos um curso de políticas públicas para os gestores que trabalham com esse público. E vamos fazer mais, porque eles merecem nosso cuidado”.

Segundo o presidente da Frente Parlamentar dos Idoso na Câmara, deputado distrital Julio Cesar (PRB-DF), o trabalho para valorizar a pessoa idosa não vai parar. “Eu levanto essa bandeira, porque vocês merecem o respeito de cada um de nós. Hoje, aqui na Câmara, tramitam diversos projetos de minha autoria, que visam contribuir ainda mais com a efetiva proteção aos idosos”, lembrou.

A aposentada Maria Luiza da Silva, 75 anos, achou o evento maravilhoso. “Muito bom mesmo, deu motivação para nós, idosos, que somos, muitas vezes, humilhados e maltratados. Quando vamos pegar ônibus, os motoristas fazem pouco caso, e se não tivermos cuidado, derrubam a gente. Acho que as pessoas não foram orientadas de uma maneira correta sobre o respeito aos idosos. Então creio que é muito importante dar orientação aos cidadãos, desde pequenos, para nos valorizar”, aconselhou.

1a-conferencia-nacional-do-prb-idoso-e-realizada-no-df-com-apoio-da-frb-foto-carlos-gonzaga-17-02-17-04Durante a conferência, a FRB disponibilizou um estande para atender aos presentes e informá-los a respeito de seus cursos. Participaram do evento a coordenadora dos direitos da pessoa idosa do DF, Priscila Nolasco; os vereadores Rogério Cruz, de Goiânia, e Cláudio Nascimento, de Aparecida de Goiânia; Pastor Cícero, de Novo Gama; o coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira; o subcoordenador nacional do PRB Idoso, coronel Ferrari, dentre outras autoridades.

Texto: Eulla Carvalho / Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga / Ascom – FRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro