Capital capixaba conquista primeiro lugar em governança e transparência entre cidades com mais de 100 mil habitantes e o segundo lugar geral entre as capitais
Publicado em 16/12/2025 - 11:20

Brasília (DF) – Vitória conquistou reconhecimento nacional ao vencer a etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. A capital capixaba foi premiada em cerimônia realizada nesta segunda-feira (15), no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, ao atingir 84,52 pontos.
Na categoria geral entre as capitais, Vitória ficou em segundo lugar, atrás apenas de Curitiba (PR) e à frente de São Paulo (SP), consolidando-se como referência em gestão pública no Brasil.
Reconhecimento da gestão pública
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), participou da cerimônia e destacou a importância do prêmio para a cidade e para o Espírito Santo. “Hoje conquistamos uma vitória extremamente representativa. É o reconhecimento de um trabalho que tem como foco melhorar a vida das pessoas com responsabilidade, planejamento e investimento em políticas públicas eficazes”, afirmou.

Segundo Pazolini, desde 2021, a capital passou por um processo de reorganização administrativa que priorizou o diálogo com instituições, lideranças comunitárias e políticas. “O Plano Vitória, lançado com previsão inicial de R$ 1 bilhão, já ultrapassa R$ 2,6 bilhões em investimentos, alcançando as nove regiões e os 82 bairros da cidade”, pontuou o prefeito.
Além da transparência na gestão fiscal, ele citou avanços em áreas como educação, saúde, segurança, infraestrutura e urbanismo.
Premiação e critérios
O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila, que utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) para avaliar as cidades. A plataforma considera 72 indicadores distribuídos em seis pilares:
- Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
- Educação
- Saúde e Bem-Estar
- Infraestrutura e Mobilidade Urbana
- Sustentabilidade
- Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
O pilar em que Vitória foi premiada analisa aspectos como autonomia fiscal, capacidade de investimento, índice de transparência, e proporção de servidores comissionados, entre outros.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo integrantes do Governo Federal, além de gestores e representantes dos municípios finalistas, além do presidente do Grupo Bandeirantes, João Saad,
Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Fotos: cedidas






