Planaltina de Goiás recebe Curso de Política da FRB

Curso de Política Itinerante foi solicitado pelo vereador republicano André Luiz Magalhães.

Publicado em 01/07/2015 - 00:00

Planaltina (GO) – A Fundação Republicana Brasileira (FRB) esteve, no sábado (27), no município goiano de Planaltina para realizar o Curso de Política Itinerante. A convite do vereador André Luiz Magalhães (PRB-GO), moradores da comunidade participaram da aula ministrada pelos cientistas políticos Leonardo Barreto e André Jácomo. O evento contou ainda com a participação do presidente da instituição, Paulo Cesar Oliveira.

paulo-cesar-oliveira-prb-curso-politica-planaltina-de-goias-frb-foto-divulgacao-01-07-15-02Paulo Cesar falou sobre a necessidade da população participar ativamente das decisões políticas. “Esperamos que este debate seja um gerador de ideias, e que estas ideias se tornem contribuições, para que nossos representantes possam colocar em prática e trabalhar para uma melhora na qualidade de vida das pessoas. O mais importante é que todos possamos participar desse processo”, disse.

André Jácomo destacou que existem várias formas de participar da política, a exemplo dos conselhos, associações comunitárias, sindicatos, entre outros. “Podemos acompanhar e participar das decisões políticas, bem como enviar e-mails, cartas para nossos representantes, acessar os portais de transparência e cobrar soluções.andre-jacomo-prb-curso-politica-planaltina-de-goias-frb-foto-divulgacao-01-07-15-03 São atitudes simples que podemos tomar. Por meio da política é possível construir um país melhor”, finalizou.

O coordenador acadêmico da FRB, Leonardo Barreto, explicou que os espaços de decisão nunca ficam vazios. “Se não participarmos da política, alguém vai participar e se beneficiar dela, quer pelo lado positivo ou pelo lado negativo. Alguém ocupa os espaços de mobilização e decide em nosso lugar, quando nos abstemos. Por isso, é tão importante conversarmos a respeito do assunto, como agora”, enfatizou Barreto.

Na oportunidade, foi exibido um vídeo sobre a história da estudante Isadora Faber. A catarinense de 14 anos ficou conhecida por denunciar os problemas da escola pública na qual estudava, em sua página na rede social Facebook, intitulada “Diários de Classe”. Após ampla visibilidade e disseminação dos conteúdos publicados, houve melhora na infraestrutura, na merenda escolar e novos equipamentos foram comprados.

O vereador André Luiz destacou que a população carece de mais esclarecimentos sobre o processo político. “O convite surgiu por meio de conversas e quando vimos a atuação da Fundação, como ela tem levado esse curso para outros municípios. Hoje faltam esclarecimentos, explicações. Os canais de comunicação, muitas vezes, não dão o esclarecimento necessário sobre a política. Tive o prazer de ser contemplado e achei o curso excelente. Inclusive, deixo o convite para que a FRB retorne em outra oportunidade”, disse o republicano.

“O curso abriu nossa visão. Muitas vezes, quando falamos em política, as pessoas generalizam e dizem que apenas ladrões participam dela. Mas se a gente se une pela melhora do nosso bairro, debate, entra num consenso, chegamos à conclusão que a política faz parte das nossas vidas”, disse Ricardo Raulino, 28 anos, eletricista.


Texto: Suellen Siqueira / Ascom FRB
Fotos: Agência PRB Nacional

 

Reportar Erro