À frente da sigla desde 2011, o deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados foi reeleito para o quadriênio 2023-2027
Publicado em 24/4/2023 - 21:44 Atualizado em 27/4/2023 - 16:51
Brasília (DF) – O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) foi reeleito para mais um mandato de quatro anos na presidência nacional do Republicanos (2023-2027). A eleição aconteceu na noite desta segunda-feira (24), durante a 16ª Convenção Nacional do partido, realizada no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
“Queremos mudar nosso Brasil, nossos estados e municípios com base nos pilares que acreditamos. O Republicanos será um dos poucos partidos que continuarão crescendo e que seguirão rumo ao futuro. Eu conto com a ajuda de todos vocês!”, disse Marcos Pereira.
O dirigente concluiu seu discurso falando sobre metas. “Estamos diante de um novo ciclo. No âmbito eleitoral, quero aqui de antemão estabelecer metas claras para as eleições de 2024 e 2026. Para as eleições municipais do ano que vem, o desafio é este: eleger no mínimo 300 prefeitos e 3.000 vereadores”, anunciou o presidente.
Além de Marcos Pereira, compuseram a mesa de abertura do evento o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; os governadores Tarcísio de Freitas (SP) e Wanderlei Barbosa (TO); o líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB); o líder do Republicanos no Senado Federal, Mecias de Jesus (RR); a senadora Damares Alves (DF); e a deputada estadual Tia Ju (RJ).
Prestação de contas
Em seu discurso, Marcos Pereira fez sua prestação de contas dos últimos 12 anos na presidência do Republicanos, apresentando números que comprovam o expressivo crescimento do partido nos últimos anos, tanto em relação à quantidade de votos recebidos quanto ao total de eleitos em todo o país. “Graças a Deus e a todos vocês, o Republicanos é o único partido que cresce desde a sua homologação, em 2005”, destacou.
Trajetória
Marcos Pereira assumiu a presidência da sigla 2011. À época, o PRB (a mudança de nome para Republicanos aconteceu somente em 2019) contava com apenas oito deputados federais e um senador. Sob o seu comando, o partido ganhou notoriedade no cenário político nacional e hoje é representado no Congresso Nacional por 42 deputados federais e quatro senadores, sendo a sexta maior força política da Câmara dos Deputados.
O dirigente também coleciona outras inúmeras vitórias, dentre as quais estão a eleição de Tarcísio de Freitas como governador de São Paulo, e de Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins.
Composição da Executiva Nacional 2023-2027
Presidente: Marcos Pereira
1º vice-presidente: Hugo Motta
2º vice-presidente: Mecias de Jesus
3º vice-presidente: Rosangela Gomes
4º vice-presidente: Roberto Carneiro
Secretário-geral: Demostenes Felix
1º secretário: Aline Gurgel
2º secretário: Maria Rosas
3º secretário: Silas Câmara
Tesoureiro: Mauro Silva
1º tesoureiro: Silvio Costa Filho
2º tesoureiro: Wallacy Rocha
Presidente do Conselho Fiscal: Marcos Jorge
Presidente do Conselho de Ética e Disciplina: Gilberto Abramo
Presidente do Conselho Político Nacional: Márcio Marinho
Confira a íntegra do discurso do Presidente Marcos Pereira AQUI.
Leia mais
Damares Alves é a nova secretária nacional do Mulheres Republicanas
Texto e fotos: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)