Juristas e representantes partidários debatem participação feminina na política

Evento realizado na OAB/DF propôs mecanismos para superar a subrepresentação da mulher nos espaços decisórios

Publicado em 24/03/2017 - 00:00

Brasília (DF) – Realizado na quarta-feira (22), o evento “Diálogos Eleitorais – Democracia Intrapartidária e Participação Feminina na Política” é uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Distrito Federal. Os painéis de debate foram realizados na sede da instituição e contaram com a participação da cientista política Daniela Rabello, que representou a presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Telma Franco – ambas idealizadoras do Curso de Lideranças Femininas.

O objetivo, segundo a primeira mulher senadora da República, Eunice Micheles, homenageada durante o evento, “foi debater estratégias de superação do déficit de representação da mulher na política. A mulher é encarada como minoria, sendo maioria”, disse.

juristas-e-representantes-partidarios-debatem-participacao-feminina-na-politica-foto-carlos-gonzaga-23-03-17-02Para a advogada e especialista em direito eleitoral, Cristiane Britto, organizadora da iniciativa, é importante promover um diálogo aberto, com pessoas e instituições, a fim de mudar a situação atual. “Diante do quadro de subrepresentação, propomos debater, de forma construtiva, junto aos partidos políticos, como mudar esse cenário. A subrepresentação feminina na política interrompe a democracia”, enfatizou.

Entre os principais temas abordados, a garantia de cadeiras efetivas, o fortalecimento da democracia, mecanismos eficientes de inserção da mulher na política, violência, discriminação, desafios da mulher filiada, cotas de candidatura, candidaturas fictícias e paridade representativa foram discutidos. Para levantar a reflexão a respeito dos contrastes de representatividade, foram apresentados dados. Enquanto a maior parte do eleitorado é feminina (52,2% da população), apenas 9,9% das cadeiras da Câmara dos Deputados e 14% do Senado são ocupadas por mulheres, por exemplo.

Palestraram, entre os vários expositores, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Luciana Lóssio, integrante da ONU Mulheres; a senadora da República, Heloísa Helena (Rede); a advogada e vice-governadora do Piauí, Margareth Coelho; além de advogados das comissões internas da OAB. Os advogados Flávio Britto, Gustavo Simões e Carla Rodrigues prestigiaram os debates.

Representantes jurídicos e partidários, entre eles o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, compuseram a mesa diretora. A militância feminina do PRB compareceu à OAB/DF com uma comitiva de integrantes do PRB Mulher Goiás, liderada por sua coordenadora Fátima Quirino. A advogada Salete Aragão representou o PRB Mulher Nacional. O coordenador nacional do PRB Idoso, Ricardo Quirino; e o subcoordenador, Ferrari Júnior, também participaram.

Texto: Suellen Siqueira / Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga / Ascom – FRB

 

Reportar Erro