FRB participa do VII Congresso Consad de Gestão Pública

O tutor do curso a distância da instituição, Fábio Vidal, participou dos três dias de evento, que teve como tema “Por uma gestão sustentável”

Publicado em 02/04/2014 - 00:00

Brasília (DF) – O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração realizou, de 26 a 28 de março, o VII Congresso Consad de Gestão Pública. O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF) e reuniu acadêmicos, servidores públicos do executivo, legislativo e judiciário, autoridades políticas e membros da sociedade civil. O tema deste ano foi “Por uma gestão sustentável”. Na oportunidade, o tutor do Curso de Política a distância, da Fundação Republicana Brasileira, Fábio Vidal, esteve presente.

Ao todo, 156 trabalhos científicos, criteriosamente selecionados por uma banca examinadora, fizeram parte das 52 sessões e painéis do congresso. “O Congresso Consad é considerado o maior evento do segmento no Brasil”, explica Vidal. Entre os principais temas abordados, os que mais chamaram a atenção do tutor foram planejamento governamental, informação e transparência no setor público, gestão de resultados e sustentabilidade, governança democrática nos municípios, gestão pública e tecnologia.

fundacao-mauro-silva002-02-04-14Segundo o acadêmico de Ciências Políticas “a FRB, enquanto instituição pensante no cenário político, formadora de ideias, obteve diversos ganhos com a participação neste evento. Principalmente, no que diz respeito às colaborações para Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP). Agora estamos mais sintonizados com maioria dos assuntos atualmente debatidos, nos estudos de gestão pública. O que implicará, e muito, nas pesquisas e trabalhos elaborados daqui em diante”.

Entre as autoridades e debatedores presentes, estiveram figuras nacionais e internacionais, como o ex-governador de Austrália do Oeste, Geoff Gallop; o prefeito de Indianópolis (EUA), que também já foi vice-prefeito de Nova York e atualmente leciona na Universidade de Havard, Stephen Goldsmith; o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; e o professor emérito, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Carlos Bresser.

O congresso é uma oportunidade para agregar experiência e conhecimento, além de contribuir para uma sociedade mais atuante. “A principal contribuição do Consad para a nossa sociedade está na capacitação dos nossos gestores públicos. Com certeza os temas e ideias ali debatidos serão repensados no momento em que forem implementar a politica lá na ponta, mesmo no mais distante município do nosso país. Dessa forma, todos saímos ganhando”, enfatiza Fábio Vidal.

O evento foi transmitido gratuitamente, via internet, aos interessados. No encerramento, os organizadores realizaram a inauguração do Banco do Conhecimento, um acervo documental que reúne os trabalhos apresentados em todas as edições do Consad. Trata-se de aproximadamente seis mil documentos, num total de 12 giga bytes de memória acessível ao público. O sistema permite pesquisas detalhadas, com buscas por autoria, data, título, assunto e área temática.

Mais informações sobre o Congresso Consad podem ser encontradas no site do evento: www.consad.org.br

Texto: Suellen Siqueira / Ascom – FRB, com informações do Consad
Fotos: Divulgação

 

Reportar Erro