FRB dá início ao curso para auxiliar de biblioteca em Planaltina (DF)

Com o objetivo de contribuir com a manutenção do material e qualificar ainda mais o atendimento, além de aumentar o número de visitas

Publicado em 15/10/2016 - 00:00

Planaltina (DF) – Para dar continuidade à campanha “Doe Livros – Ajude a escrever um futuro melhor”, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) iniciou, na última terça-feira (11), o curso de auxiliar de biblioteca para os servidores da Biblioteca Setorial Monteiro Lobato, na cidade-satélite de Planaltina, localizada a cerca de 50km da capital federal. Em homenagem ao aniversário de 157 anos da cidade, a instituição doou, em agosto deste ano, quase dois mil livros infanto-juvenis e de ensino médio para integrar o acervo local.

O espaço público foi criado pela Secretaria de Educação em 18 de agosto de 1977 e não possui bibliotecários. A equipe de trabalho é composta por professores readaptados de diferentes áreas de atuação, todos sem formação em Biblioteconomia. Atualmente são recebidos, diariamente, cerca de 80 usuários. Com o objetivo de contribuir com a manutenção do material e qualificar ainda mais o atendimento, além de aumentar o número de visitas, a FRB disponibilizou o treinamento gratuito.

A apostila foi elaborada pela bibliotecária da FRB Halane Cezar, responsável por ministrar as aulas, com carga horária de 45h. No conteúdo programático do curso constam temas como estrutura física e organizacional, tipos de biblioteca, características dos diferentes documentos, controle bibliográfico, organização, catalogação e conceitos de atendimento ao público. O material apresenta, ainda, exercícios práticos de fixação. A data de término da capacitação está prevista para o dia 1º de dezembro. A instituição emitirá certificados de conclusão.

Sobre a campanha de doação de livros

A campanha “Doe Livros – Ajude a Escrever um Futuro Melhor” tem como lema “A cada página lida, um sonho ganha vida” e objetiva promover maior difusão educacional e cultural. A iniciativa é fruto de uma parceria da Fundação Republicana Brasileira com a Liderança do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e a Câmara dos Deputados.

Lançada em dezembro de 2015 e finalizada em março deste ano, a atitude resultou em mais de 10 mil materiais arrecadados, que foram selecionados, higienizados e devidamente catalogados. Desse montante, mais de 7 mil livros e periódicos que não condiziam com a necessidade do público-alvo foram doados ao projeto Mala do Livro do DF. O restante do material teve como destino a Biblioteca Monteiro Lobato. A proposta é realizar a campanha anualmente e doar os livros arrecadados a comunidades carentes.

Texto: Suellen Siqueira / Ascom FRB
Foto: Carlos Gonzaga / Ascom FRB

Reportar Erro