FRB conclui curso para auxiliar de biblioteca em Planaltina (DF)

A formação faz parte da campanha que beneficiou a comunidade local com novo acervo

Publicado em 05/12/2016 - 00:00

Brasília (DF) – Para dar continuidade à campanha “Doe Livros – Ajude a Escrever um Futuro Melhor”, a presidente da Fundação Republicana Brasileira, Telma Franco, esteve na manhã de sexta-feira (2), na Biblioteca Comunitária Monteiro Lobato, em Planaltina (DF), Região Administrativa a 38 km do centro da capital federal, para entregar os certificados aos professores que concluíram o curso de auxiliar de biblioteca. No total, foram 45 horas aulas de atividades, em que 12 servidores foram contemplados com a capacitação oferecida gratuitamente pela FRB. As aulas foram ministradas pela bibliotecária da instituição Halane Nascimento.

O curso capacitou os profissionais para atuar no tratamento, na recuperação e disseminação da informação em ambientes físicos ou virtuais da biblioteca. “Montei um conteúdo programático em que trabalhamos a teoria e a prática. Fizemos diversas oficinas onde catalogamos e sinalizamos as obras de forma mais acessível. Na seção infanto-juvenil, os livros foram catalogados por uma tabela de cores, que identificam o sobrenome do autor em cores diferenciadas”, lembrou Halane.

Segundo Telma Franco, a FRB tem cumprido seu papel, que é qualificar o cidadão. “Quando pensamos neste curso para os educadores, pensamos em trazer conhecimento não só teórico, mas também prático. O intuito é atender com qualidade e excelência os usuários”, destacou.

A professora Iolanda Costa afirma ter aprendido muito nas oficinas. “A FRB está de parabéns, o curso foi ótimo. Antes os usuários tinham muita dificuldade em encontrar as publicações. As mudanças feitas na biblioteca reduziram o tempo de atendimentos aos usuários, que agora conseguem achar os livros sozinhos. E ainda aprendi técnicas administrativas”, ressaltou.

Para Antônia Salete, coordenadora da biblioteca, o conteúdo do foi enriquecedor. “Este curso foi maravilhoso. Nossa biblioteca é a primeira no Distrito Federal a receber uma formação específica na área. Estou satisfeita com essa qualificação tão rica e completa”, acrescentou.

Saiba mais sobre a campanha

A FRB, em parceria com a Liderança do PRB na Câmara dos Deputados, iniciou a campanha “Doe Livros – Ajude a Escrever um Futuro Melhor” em dezembro de 2015 e a finalizou em março deste ano. No total, foram arrecadados mais de 10 mil livros. Em junho, a instituição doou ao programa Mala do Livro, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, mais de 7 mil obras, e 1.992 exemplares para a Biblioteca Monteiro Lobato. A segunda edição da campanha foi lançada na última quinta-feira (1) e os interessados podem doar na Câmara dos Deputados e na sede da FRB.

Texto: Eulla Carvalho / Ascom – FRB
Foto: Carlos Gonzaga

Reportar Erro