Encontro de tesoureiros e secretários do PRB promove treinamento em nível nacional

Iniciativa visa preparar profissionais para atuar de forma coordenada e transparente nas eleições municipais

Publicado em 06/07/2016 - 00:00

Brasília (DF) – Iniciativa da executiva nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB), o primeiro encontro de tesoureiros, secretários e contadores foi realizado nesta terça-feira, 5, na sede da Fundação Republicana Brasileira (FRB). O objetivo da reunião foi promover um treinamento para os profissionais que trabalham diariamente com atividades minuciosas como finanças, prestação de contas, direito e campanhas eleitorais. A abertura do evento foi feita pelo presidente nacional interino do partido, Eduardo Lopes, e pela presidente da FRB, Telma Franco.

“Não adianta só o candidato ser bom de voto, ter o capital político de voto. Se ele atropelar e passar por cima das regras, isso pode lhe custar a eleição. Então nós, como dirigentes do partido, como presidentes, secretários, tesoureiros, temos que estar atentos às regras, transmiti-las, orientá-las, acompanhar e cobrar essas regras”, destacou Lopes.

frb-eduardo-lopes-mauro-silva-prb-curso-tesoureiros-secretarios-foto3-carlos-gonzagaPara Telma Franco capacitar os quadros do partido é um dever institucional, que pode garantir resultados expressivos. “A Fundação Republicana recebe hoje, aqui na sua sede nacional, os tesoureiros e secretários do PRB Brasil, porque acreditamos que essa capacitação vem atender às necessidades para que tenhamos eleições municipais com excelentes resultados”, frisou.

O tesoureiro nacional do PRB, Mauro Silva, explicou que sua equipe realizou uma força-tarefa para atender aos anseios da proposta. “O objetivo do PRB é fazer uma campanha transparente. Temos um relacionamento intenso com os tesoureiros e contadores de todo o Brasil. A partir do momento que identificamos dúvidas sobre a nova legislação eleitoral, percebemos a necessidade de realizar esse curso com eles. A finalidade dessa reunião é passar para nossos contadores o modus operandi do partido. Trabalhamos com o enfoque de fazer de cada tesoureiro, secretário e contador aqui presente, um multiplicador no seu estado, da legislação vigente e das normas interna corporis do partido. Passamos para eles a forma republicana de fazer o trabalho”, disse.

Mauro Silva abordou o tema prestação de contas. Junto com a equipe, o contador e especialista em Gestão Pública, elaborou material de estudo, composto por uma apostila detalhada e informativos atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Orientações sobre a utilização de programas e sistemas de cadastro e tramitação de documentos também foram repassadas, com o apoio dos contadores João Paulo Teixeira e Sidney Vieira. O curso contou com palestras do corpo jurídico do PRB, composto pelos advogados Flávio Britto, Cristiane Rodrigues Britto, Gustavo Simões e Carla de Oliveira, além do consultor jurídico Paulo Fernando Vasconcelos.

frb-eduardo-lopes-mauro-silva-prb-curso-tesoureiros-secretarios-foto2-carlos-gonzaga
Mauro Silva apresentou o corpo jurídico do PRB

Segundo o secretário nacional da legenda, Renato Junqueira, “esse encontro vem para provar às executivas, tanto municipais quanto estaduais, para demonstrar o apoio da Nacional em relação às eleições, pois um partido bom é um partido que trabalha com a base. E sabemos que o PRB passa pela base e pela diretoria. O objetivo desse encontro na FRB é munir o nosso pessoal de argumentos, tirar suas dúvidas a nível estadual e capacitá-los. Nossa meta era sanar todos esses questionamentos. Os que não puderam comparecer serão atendidos de forma regionalizada”.

A advogada Cristiane Rodrigues Britto, especialista em Direito Eleitoral e Marketing Político, esclareceu que é essencial que os dirigentes do partido estejam atentos não apenas ao preenchimento da cota de 30% exigida por lei, para mulheres, mas que escolham e invistam em candidatas potencialmente elegíveis. “Muitas mulheres tem interesse em se envolver, mas não têm encontrado espaço. O PRB tem demonstrado um comprometimento com a inserção da mulher na política. É uma missão nossa, um compromisso, que nas eleições municipais de 2016, os dirigentes do PRB cumpram com a proposta da mulher ser realmente vista como necessidade, e não apenas como cota”, destacou.

Especializado em Direito Eleitoral, o consultor Paulo Fernando Vasconcelos expôs que é importante entender que a Justiça Eleitoral vem aperfeiçoando todos os sistemas de fiscalização das campanhas. “Sobre o ponto de vista técnico, é essencial que os candidatos tenham ciência de tudo o que o TSE tem cobrado. O princípio da lei eleitoral é tornar a campanha isonômica. Todos os candidatos precisam ter as mesmas condições, independente de sua situação financeira. É importante que os candidatos se atualizem, porque a legislação foi aperfeiçoada, alterada para diminuir a distância entre os candidatos com maior e menor poder aquisitivo. O candidato que não presta atenção na legislação corre um grande risco de cometer erros, inclusive de ter sua prestação de contas rejeitada”, argumentou.

Sobre o conteúdo do curso, Tinale Silva, do PRB Amapá, enfatizou: “É muito importante para que todos nós, do Amapá, tenhamos mais conhecimento e segurança para as eleições que acontecerão em breve. Só temos a agradecer à Fundação e à presidência do partido pela iniciativa. E nós, lá do Amapá, tão distantes, atravessamos o país e viemos aqui obter qualificação para o próximo pleito. Organizaremos um encontro com os nossos pré-candidatos e passaremos para eles todo o conhecimento adquirido”.

Entre as autoridades presentes estavam, ainda, o presidente municipal do PRB São Paulo e coordenador da subseção da FRB, Aildo Rodrigues; a tesoureira do PRB São Paulo, Adriana Costa; o secretário-geral do PRB Goiás e coordenador nacional do PRB Idoso, Ricardo Quirino, além de representantes de diversos estados.

Por Suellen Siqueira, com informações de Eulla Carvalho e Ellen Fernandes / Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB

 

 

Reportar Erro