Eleições 2022: com 41 deputados eleitos, Republicanos é a 6ª maior bancada da Câmara

Partido também elegeu 1 governador, 2 senadores, 76 deputados estaduais e 1 distrital, além de 2 vice-governadores

Publicado em 03/10/2022 - 12:01

Brasília (DF) – Com o resultado das eleições deste ano, divulgado na noite deste domingo (2), o Republicanos se torna a 6ª maior bancada da Câmara, com 41 deputados, sendo 24 reeleitos. Para o líder Vinicius Carvalho (SP), a ascensão contínua é um sinal de que o Brasil aprova os valores e conduta do partido.

“A trajetória do Republicanos é marcada por crescimento em todos os pleitos desde sua criação, em 2005. O resultado das eleições foi gratificante e nos garante que estamos no caminho certo”, avalia o líder Vinicius Carvalho (SP).

A bancada feminina segue sendo uma das mais expressivas da Casa. Foram eleitas cinco deputadas federais, Rosangela Gomes (RJ), Rogéria Santos (BA), Maria Rosas (SP), Franciane Bayer (RS) e Antônia Lucia (AC).

No entanto, desta vez, a representação feminina do Republicanos ampliou sua área de atuação chegando ao Senado Federal com a eleição da primeira senadora, a ex-ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Damares pretende trabalhar na reforma do Código Penal, revisar o Estatuto do Idoso e criar uma comissão permanente da criança e do adolescente. “É o que prometi e o que vou fazer”, disse a republicana, eleita pelo Distrito Federal.

O Senado ainda contará com mais um nome republicano para seu quadro, o atual vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, que foi eleito pelo Rio Grande do Sul.

O pleito deste domingo marcou a expansão do partido em todos o país. Foram eleitos um governador, 76 deputados estaduais e 1 distrital, além de 2 vice-governadores, lembrando que vários estados seguem para eleição em segundo turno, ou seja, a possibilidade de ampliar o número de chefes do Executivo estadual é grande.

Texto: Mônica Donato edição Fernanda Cunha Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend