Volta Redonda: Comissão de Transporte destaca necessidade de nova licitação

Com o vereador Washington Uchôa (PRB) como membro, comissão apresentou relatório nesta semana

Publicado em 10/08/2019 - 00:00

Volta Redonda (RJ) – A Comissão Especial para Avaliação dos Serviços Prestados pelas Empresas de Transporte Coletivo no município de Volta Redonda, integrada pelos vereadores Washington Granato, Rodrigo Furtado e Washington Uchôa (PRB), encerrou seus trabalhos destacando a necessidade de que a prefeitura realize licitação para todas as linhas de transporte da cidade e não apenas na Viação Sul Fluminense.

O relatório final da comissão foi apresentando em sessão do Legislativo nesta semana e aprovado por unanimidade, seguindo agora ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público do Trabalho. “Após juntarmos centenas de documentos e ouvirmos as partes envolvidas, concluímos que há necessidade de um novo certame licitatório para novas empresas de transporte coletivo no município, em todas as linhas, uma vez que o serviço vem sendo prestado de forma precária, não atendendo as necessidades da população no que diz respeito ao cumprimento dos horários, a quantidade de coletivos e as condições de muitos dos veículos disponibilizados pelas empresas”, destacou Granato, presidente da Comissão.

O relator, vereador Rodrigo Furtado, frisou que o preço da tarifa, no valor atual de R$ 3,80 é alto para a população tendo em vista a qualidade dos serviços e a quilometragem rodada dentro do município.

Para Washington Uchôa, a questão da acessibilidade é outro ponto fundamental que precisa de uma atenção especial. “Muitos coletivos não têm o elevador de acessibilidade e os poucos que possuem costumam não funcionar. Já recebi relatos de muitos cadeirantes que ficaram até uma hora no ponto esperando um ônibus acessível e, quando o mesmo chegou, o elevador estava com problema”, disse o republicano, ressaltando a questão da dupla função dos motoristas de ônibus que precisam dirigir e cobrar, sobrecarregando ainda mais o trabalho.

Os integrantes da comissão explicam que o trabalho foi encerrado, mas continuarão a acompanhar o processo de licitação e as melhorias empregadas no transporte coletivo de Volta Redonda de forma efetiva.

Texto e foto: Ascom – vereador Washington Uchôa
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro