Vice-prefeito Dr. Márcio Oliveira solicita creche-escola para Arujá

Republicano esteve em audiência com o Dr. Leandro Damy, presidente do Fundo para o Desenvolvimento da Educação (FDE)

Publicado em 13/03/2019 - 00:00

Arujá (SP) – O vice-prefeito Dr. Márcio Oliveira (PRB) esteve, na manhã de terça-feira (12), em São Paulo, em audiência com o Dr. Leandro Damy, presidente do Fundo para o Desenvolvimento da Educação (FDE), a quem solicitou recursos para a construção de uma Creche-Escola no bairro Recanto Primavera e mais investimentos para suprir as necessidades da área educacional no município.

Na ocasião, Dr. Márcio explicou que a referida região, que engloba bairros como o Jardim Leika, Jardim Jóia, Jardim Emília, Aracília e Sítio dos Fernandes teve um crescimento demográfico exponencial nos últimos anos, sobretudo com o advento do conjunto residencial da CDHU do Jardim Emília.

“Além de estar situada numa região muito populosa, entre os municípios de Arujá, Guarulhos e Itaquaquecetuba, as escolas da região não estão mais dando conta da demanda, o que justifica o investimento”, afirmou o vice-prefeito, que aproveitou para indicar uma área institucional que seria direcionada à unidade.

Já o presidente do FDE salientou que a prioridade da gestão do governo João Dória é investir de forma contundente na educação infantil. “A primeira infância, como fase decisiva para o sucesso escolar nas etapas seguintes, terá investimentos mais pesados por parte do governo estadual, cumprindo o seu papel social ao ajudar as famílias cujas mães precisam trabalhar e não tem com quem deixar os filhos e melhorando o ensino nesta faixa etária ao antecipar as experiências educacionais das crianças”, disse.

FNDE

Criada 23 de junho de 1987, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) é responsável por viabilizar a execução das políticas educacionais definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, implantando e gerindo programas, projetos e ações destinadas a garantir o bom funcionamento, o crescimento e o aprimoramento da rede pública estadual de ensino.

Entre suas principais atribuições estão construir escolas, reformar, adequar e manter os prédios, salas de aula e outras instalações; oferecer materiais e equipamentos necessários à Educação; gerenciar os sistemas de avaliação de rendimento escolar; e viabilizar meios e estruturas para a capacitação de dirigentes, professores e outros agentes educacionais e administrativos, visando sempre à melhor qualidade do ensino e à aplicação apropriada das políticas educativas definidas pelo Estado.

Para garantir o cumprimento de tais responsabilidades, a Fundação põe em prática uma série de iniciativas voltadas ao desenvolvimento de ações que possibilitam a integração da comunidade escolar à sociedade que a envolve.

Seguindo determinações da Secretaria da Educação, a Fundação também é responsável por desenvolver pesquisas voltadas ao aprimoramento do sistema pedagógico aplicado ao ensino, e ferramentas e equipamentos educacionais disponíveis à rede pública, incluindo recursos didáticos e de informática, entre outros.

Ao responsabilizar-se pela aplicação das políticas públicas da Secretaria da Educação, a FDE desempenha papel essencial na gestão da Educação, garantindo infraestrutura para a maior rede pública de ensino da América Latina, com mais de 5.400 escolas distribuídas pelos 645 municípios paulista, frequentada diariamente por mais de 3,7 milhões de alunos.

Texto e foto: Ascom – vice-prefeito Dr. Márcio Oliveira

Reportar Erro