Tânia Bastos celebra abertura do Outubro Rosa no RJ

Tânia Bastos celebra abertura do Outubro Rosa no RJ

Cerimônia deu início às ações em prol da prevenção do câncer de mama na cidade do Rio de Janeiro

Publicado em 03/10/2019 - 00:00

Rio de Janeiro (RJ) – A vereadora Tânia Bastos (Republicanos), vice-presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, participou, na terça-feira (1º), da abertura oficial do Outubro Rosa, nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto – entrada principal da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no Centro da Cidade.

A fachada do Palácio Pedro Ernesto permanecerá iluminada na cor rosa ao longo deste mês inteiro. O evento, conduzido pelo produtor cultural Alberto Rodrigues do Projeto Acesso Cultura, contou com a apresentação da cantora Mayla Hadalla; da dança do grupo juvenil da Sociedade Esportiva e Cultural Sampaio; e o desfile da ONG Afro Tribo. Aqueles que passaram na Praça da Cinelândia receberam cartilhas informativas sobre a doença e broches da campanha.

“Eu sei que não basta somente iluminar as fachadas. Precisamos conscientizar homens e mulheres a respeito da prevenção por meio dos exames periódicos. Como mulher e vereadora da Cidade, sinto-me na obrigação de abraçar esta causa que tem atingido cada vez mais mulheres na faixa etária abaixo dos 40. Mulheres, não deixem de observar os seus seios! Reparem se há alguma anormalidade como secreção ou caroço e, caso haja, não tenham receio de procurar ajuda médica”, discursou a parlamentar.

O Dr. Gilson Gusmão, representante da Sociedade Brasileira de Mastologia, ressaltou que “a cidade do Rio de Janeiro tem o maior índice de câncer de mama, junto com porto alegre. Contudo nós também temos o melhor sistema de diagnóstico. Talvez seja por isso que muitas pessoas se deslocam do interior para se tratarem aqui. O importante é prestar atenção aos sinais o quanto antes”, destacou o Dr. Gusmão.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também atinge homens. Pelo menos 1% já foi diagnosticado com a doença. Ao final, representantes de ONGs e apoiadores da causa foram homenageados com Moções de Louvores e Aplausos.

Texto: Leticia Namorato
Fotos: André Barbosa
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro