A iniciativa já vem sendo testada em diversas cidades brasileiras e consiste na instalação de um filtro no interior dos bueiros
Publicado em 19/4/2019 - 00:00
Atualizado em 9/7/2020 - 13:04
Barreiras (BA) – A câmara municipal analisa o projeto de lei da vereadora Silma Alves (PRB) que propõe ao Poder Executivo a implantação do programa “bueiro inteligente” na cidade.
A iniciativa já vem sendo testada em diversas cidades brasileiras e consiste na instalação de um filtro no interior dos bueiros. Produzido com material termoplástico, o filtro tem capacidade para 300 litros e age como uma peneira, permitindo a passagem de água, mas retendo lixo, galhos e folhas. Cada cesto contém um Ecco Gestor – um software que avisa a central de monitoramento quando o lixo alcança 80% de sua capacidade.
De acordo com a proposta, o sistema avisa a empresa na data programada para que os bueiros sejam limpos e para que o filtro seja esvaziado. “A facilidade na manutenção dos bueiros é mais eficiente, pois a limpeza manualmente nos convencionais se gasta cerca de uma hora. Já a limpeza dos filtros é feita em cinco minutos. Em relação ao processo atual de limpeza dos bueiros comuns existentes nas cidades quase ineficaz, o “bueiro inteligente” traz um enorme custo-benefício e uma nova perspectiva de trabalho, devido ao problema ser invisível, mas totalmente nocivo à população e ao meio ambiente”, explica Silma no projeto.
Para financiar a implantação dos bueiros inteligentes, a proposta sugere que a prefeitura faça a captação de recursos financeiros por meio de convênios com entidades federais, estaduais e civis.
Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida