Robson Magela se reúne com a comunidade do distrito de Itaipu

Na pauta, a construção de residências em área cedida pela Prefeitura de Araxá (MG)

Publicado em 26/02/2019 - 00:00

Araxá (MG) – O vereador Robson Magela (PRB) esteve, na última quinta-feira (21), no distrito de Itaipu, zona rural de Araxá, onde se reuniu com moradores para tratar da construção de residências em área cedida pela prefeitura. A área foi repassada para a associação de moradores há 18 anos, para que fosse criada a Agrovila de Itaipu. Porém, poucas casas foram construídas e a maior parte da área está ociosa.

Quando o Executivo repassou a área para a associação dos moradores, por meio de concessão, o objetivo era doar 25 terrenos para famílias que pudessem construir suas residências em um prazo de dois anos. Como não houve construção, a própria prefeitura construiu 14 residências que foram sorteadas entre as pessoas da comunidade que ainda não tinham casa própria. Nenhuma outra casa foi construída depois disso.

Diante da grande demanda de famílias do distrito que não possuem casa própria, a associação dos moradores está em busca da regularização da área para fazer a doação de terrenos para a comunidade. Segundo os moradores, aconteceu uma reunião com representantes da administração municipal que alegaram que, como a área é cedida para a associação, a Prefeitura de Araxá não tem como interferir.

A associação conseguiu um mapa com a divisão dos terrenos no Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e os sorteou em uma assembleia que contou com a presença de toda a comunidade do distrito. Agora, as famílias contempladas estão receosas em construir suas casas sem um documento que comprove a posse do terreno.

Robson ouviu atentamente os moradores que lhe pediram ajuda para resolver a questão. “Trata-se de uma questão complexa que precisa ser resolvida, pois existem os terrenos e muitas famílias querem construir as suas casas. É preciso ser feito tudo dentro da legalidade para que depois não haja nenhuma contestação. É uma área cedida pelo município e por isso é preciso que a Prefeitura oriente essas famílias”, disse o republicano.

O vereador do PRB propôs a realização de um Fórum Comunitário na câmara municipal para debater o assunto e encontrar uma solução. “A ideia era reunir comunidade, vereadores e prefeitura para o debate, mas a maioria das famílias de Itaipu não consegue vir até a câmara no horário em que é realizado o Fórum Comunitário. E depois desse encontro que participei lá no distrito com a comunidade, alguém do Executivo já entrou em contato com a associação de moradores para agendar uma reunião do prefeito com eles. Vamos ver se essa reunião vai acontecer mesmo. O importante é resolver esse problema”, explica Robson.

Texto e foto: Ascom – vereador Robson Magela

Reportar Erro