Republicanos prestigiam a 20ª Festa Nacional da Ostra em Florianópolis

Vereador Claudinei Marques e o deputado estadual Sergio Motta (ambos do Republicanos-SC) prestigiaram a abertura do evento na quinta-feira (5)

Publicado em 07/09/2019 - 00:00

Florianópolis (SC) – Na quinta-feira (5), o vereador Claudinei Marques e o deputado estadual Sergio Motta (ambos do Republicanos-SC) prestigiaram a abertura da 20ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), em Florianópolis. A festa mistura ingredientes irresistíveis para quem aprecia os deliciosos pratos à base de frutos do mar, tendo a ostra como ingrediente principal.

O festival promove um verdadeiro resgate da gastronomia e da cultura tipicamente açoriana da Ilha de Santa Catarina, caracterizando-se por servir pratos de ostras, sejam elas ao bafo, gratinadas, in natura, entre outras tantas maneiras deliciosas de preparar os frutos do mar, sendo oferecidas por restaurantes e associações de maricultores.

“A Fenaostra prova que a cultura bem trabalhada e preservada, traz retorno pra cidade. Esse evento já está no calendário, como um momento de união e força por Florianópolis”, comentou o Claudinei Marques.

A programação do evento inclui shows de cantores e bandas de diversos gêneros musicais, seminários de maricultura e gastronomia, concursos culturais, boi de mamão e show cooking com chefs de instituições de ensino que fazem parte do grupo gestor da Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.

Uma novidade que a prefeitura trouxe para a festa foi o projeto Floripa Mais Arte, onde artesãos das feiras da cidade, estarão dispostos em 30 tendas na Praça XV, comercializando os seus itens. A ideia é compartilhar esse segmento da cultura local. A ação é resultado de uma parceria da Secretaria de Turismo Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, órgão responsável pela organização da festividade, com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude.

“A Fenaostra é a única promoção do gênero no país a reunir num mesmo espaço atividades nas áreas gastronômica, técnico-científica, econômica, artística e cultural, tendo como destaque a maricultura”, destacou Sergio Motta.

Mais que uma festa, a Fenaostra é um cardápio de oportunidades, que gera impactos diretos no consumo e produção de ostras. Graças a esse desempenho, a cidade detém a liderança absoluta dos mercados do estado e do Brasil, com 1,2 milhão de dúzias, o que corresponde a 80% da produção nacional.

Texto e fotos: Fabiano Peres / Ascom – vereador Claudinei Marques

Reportar Erro