Professora Ana Lúcia promove debate sobre prevenção ao suicídio

Professora Ana Lúcia promove debate sobre prevenção ao suicídio

A vereadora do Republicanos presidiu o encontro na Câmara do Recife, no qual ela e os convidados apresentaram sugestões de políticas públicas para prevenir o suicídio

Publicado em 27/09/2019 - 00:00

Recife (PE) –  A vereadora Professora Ana Lúcia (Republicanos), realizou na noite da quinta-feira (26), no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, uma reunião pública com o tema “Prevenção ao suicídio: valorização da vida”.

“Esse mês estamos debatendo a prevenção ao suicídio, mas não queremos apenas debater.  Nossa intenção é provocar a criação de políticas públicas sobre essa temática”, destacou a republicana.

Cleonilda Queiroz, representante da Secretaria de Saúde do Recife, destacou a urgência do debate. “Discutir é mais que urgente, e temos aqui reunidas pessoas com olhares e responsabilidades distintas. O aumento do número de suicídios é uma preocupação que precisa ser enfrentada de forma conjunta”, pontuou.

Para a psicóloga clínica e organizacional especialista em neuropsicologia Daniele Ribeiro, há um mito segundo o qual existe uma espécie de contaminação psicológica se as pessoas falarem sobre suicídio. “Esse é um dos muitos mitos que cercam o tema, precisamos falar sobre suicídio de forma responsável. Quem procura o suicídio está querendo fugir da dor, e não colocar fim a própria vida”, disse.

A psiquiatra e diretora da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, Luciana Paes de Barros falou da necessidade de desconstruir estigmas. “A nossa sociedade ainda convive com estigmas relacionados ao suicídio e aos transtornos mentais, e segundo a OMS, 97% das pessoas que cometem suicídio têm transtornos mentais, como ansiedade, que podem ser desenvolvidos como consequência de alguma situação que cause sofrimento profundo. ”

O psicólogo Lúcio Mário também falou da importância do evento. “Nós estamos vivendo uma epidemia velada. A taxa de suicídios diminuiu no mundo inteiro, mas no Brasil aumentou em 7%, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). São ações como essas que previnem suicídios, e nós precisamos do engajamento da sociedade civil”.

Professora Ana Lúcia agradeceu a presença de todos os participantes, o apoio dos republicanos deputado estadual William Brigido e o deputado federal Ossesio Silva, e concluiu falando de um projeto de lei de sua autoria, em tramitação na Câmara do Recife, que institui a avaliação psicológica nas escolas municipais da capital.  O deputado William Brigido explicou que será criada uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco para tratar do tema.

Já o deputado federal Ossesio Silva falou que também tem tratado sobre a prevenção do suicídio no trabalho que desenvolve na Comissão de Seguridade, Saúde e Família, e na Comissão dos Direitos dos Idosos, na Câmara dos Deputados.

Os republicanos se comprometeram com ações de prevenção ao suicídio, e convidaram os presentes a contribuírem com ideias que possam resultar na criação de projetos de leis que tratem do tema.

Texto: Anabelli Cavalcanti/Ascom – vereadora – Professora Ana
Lúcia Foto:  Rodrigo Silva
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro