Prefeito Fábio Gentil participa do lançamento do Prodeter

Ao todo, 135 agricultores serão financiados na cadeira produtiva da avicultura, com a criação de Frangos Caipira, Caipirão de Corte e Postura

Publicado em 01/07/2019 - 00:00

Codó (MA) – O prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), e uma comitiva de secretários municipais estiveram presentes na solenidade de lançamento do programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste, para os municípios do Território dos Cocais: Caxias, Coroatá, Codó e Timbiras. O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Codó, na sexta-feira (28/06).

Ao todo, 135 agricultores serão financiados na cadeira produtiva da avicultura, com a criação de Frangos Caipira, Caipirão de Corte e Postura. O programa tem o apoio de diversas instituições, dentre elas a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, que vai apoiar 35 produtores.

 

Na ocasião, Fábio Gentil destacou que, além da assistência técnica, a Prefeitura de Caxias também está criando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal, que vai comprar a produção dos agricultores de Caxias. “Nós estamos dando uma demonstração de apoio para todos aqueles que precisam e o Banco do Nordeste tem sido parceiro sim, mas é preciso que a gente busque esses recursos, a Avicultura hoje é um caminho para que os produtores trabalhem e a gente possa adquirir. Nós vamos criar o PAA Municipal para comprar dos nossos produtores toda a produção. Essa é mais uma forma de apoiar a nossa agricultura”, afirmou o republicano.

O programa será desenvolvido em 19 etapas até 2022. O Banco do Nordeste vai disponibilizar linhas de crédito facilitadas, assistência técnica gratuita e a garantia de que a produção será adquirida pelos parceiros neste projeto piloto.

 

“Cada produtor selecionado vai passar por um processo de capacitação, dia de campo, processo tecnológico. Eles vão conhecer e absorver conhecimentos técnicos e vão entrar no mercado de trabalho com a capacidade de competir, bem maior do que a que eles têm hoje”, lembra Thiago Henrique, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste.

“É um programa que visa incentivar a cadeira da Avicultura em cada região do estado, como foi em Colinas, a cadeia da Apicultura. Então, aqui na região será a Avicultura”, destaca Roseno Júnior, diretor de negócios do Banco do Nordeste.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Caxias
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro