Prefeito do Republicanos assume diretoria da Confederação Nacional dos Municípios

Republicano Joner Chagas, de Bonfim, é o primeiro prefeito em Roraima a integrar a instituição

Publicado em 01/06/2021 - 16:24

Brasília (DF) – O prefeito de Bonfim, Joner Chagas (Republicanos), tomou posse, na segunda-feira (31/5) como membro do Conselho Fiscal da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília. É a primeira vez que um prefeito de Roraima integra a diretoria da maior entidade municipalista da América Latina.

Ele assume a função para um mandato de três anos e também vai integrar o Conselho Político, uma vez que é presidente da Associação dos Municípios de Roraima.

“Agradeço aos meus familiares, em especial a minha mulher Jaqueline Neris, meus filhos, pais e irmãos, pelo apoio e incentivo constantes. Ao presidente da CNM Paulo Ziulkoski, prefeitos roraimenses, deputado estadual Coronel Chagas, deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), governador Antonio Denarium e ao povo bonfinense, deixo o meu respeito e gratidão”, disse.

Desafios da CNM

Ao falar do cenário atual, o novo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski contou que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) tirou das contas das prefeituras, na data de hoje, de forma errada e sem consultar ninguém, o dinheiro e os prefeitos estão sem saber o que fazer. Também adiantou que a luta pela distribuição dos royalties de petróleo, aguardando deliberação do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve ser uma das prioridades dos próximos meses, assim como o 1% do FPM de setembro.

Propostas sugeridas pela CNM, paradas no Congresso, também serão objeto de atuação municipalista, dentre elas uma emenda constitucional que proíbe o governo e o Congresso de criar atribuições sem indicar fonte para pagá-las. “Vamos enfrentar esta luta, temos ânimo e vontade de tocar esse trabalho. Esse é o compromisso de nossa liderança. Quando há comprometimento, quando estamos engajados em uma luta, nós conseguimos. Temos que pensar positivamente, e se tiver que enfrentar cachorro, novamente, nós vamos enfrentar”, avisou.

Texto: Gilvan Costa
Foto: Ascom / CNM
Edição: Agência Republicana de Comunicação – ARCO

Reportar Erro
Send this to a friend