Políticas públicas para a cultura e turismo são debatidas em audiência pública

Políticas públicas para a cultura e turismo são debatidas em audiência pública

Audiência solicitada pelo vereador Ricardo Silva discutiu a necessidade de investimentos para os setores essenciais para o desenvolvimento de Osasco

Publicado em 13/11/2019 - 00:00

Osasco (SP) – A Câmara Municipal de Osasco realizou, na segunda-feira (11), no plenário Tiradentes, uma audiência pública para discutir políticas públicas de cultura e turismo no município.

O evento sugerido pelo vereador Ricardo Silva (Republicanos) debateu ações realizadas na área e necessidade de avançar nestes setores

Com base na projeção populacional de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estimada em 698.418 pessoas, a cidade de Osasco ocupa a 11ª posição na lista, que inclui as cidades com mais de 500 mil habitantes e que não são capitais.

“Temos em nossa cidade, o museu Dimitri Sensaud de Lavaud, conhecido como museu de Osasco. Casarão que fora construído no século XIX, e que se tornou museu apenas em 1976 com o intuito de contar um pouco a história da cidade de Osasco desde sua criação. O chalé se localiza na região onde hoje é a Avenida dos Autonomistas. Além destes, temos imóveis tombados na cidade, dentre eles; a casa de campo de Victor Brecheret, parque estadual do Jaraguá”, disse Ricardo Silva.

“Pedimos a criação de Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo na Câmara Municipal de Osasco. Compete à Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo, sem prejuízo de outras atribuições decorrentes de sua natureza institucional, realizar estudos, debates e tomar providências no sentido de receber sugestões, propostas, estudos e consultas pertinentes à situação do turismo no município, para a definição de políticas públicas de interesse turístico no município de Osasco”, destacou o vereador.

Em outro projeto, o parlamentar solicitou que seja instituído no Calendário do Município de Osasco, a Semana do Sarau, a ser comemorado anualmente na quarta semana do mês de julho. A Semana Municipal do Sarau tem objetivo reunir pessoas para compartilhar experiência culturais e o convívio social; incentivar a leitura de livros; realizar ações com danças, músicas, recitar poesias, realizar oficinas, exposições, atividades lúdicas, atividades recreativas e demais atividades culturais; disseminar a cultura do sarau no município.

A audiência contou com a presença e participação dos vereadores Rogerio Santos, Ana Paula Rossi e Ni da Pizzaria; Secretário de Educação José Toste Borges; Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Paulo Contim; Diretor de Gestão de Patrimônio Jhonny Oliveira, e outras autoridades.

Texto e foto: Ascom – vereador Ricardo Silva
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro