Plano Municipal pela Primeira Infância é tema de debate no Recife

Plano Municipal pela Primeira Infância é tema de debate no Recife

Vereadora Professora Ana Lúcia, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, participou e contribuiu com a audiência

Publicado em 11/12/2019 - 00:00

Recife (PE) – A Câmara do Recife realizou, na terça-feira (10), uma audiência pública com o tema:  “A construção, à muitas mãos, do Plano Municipal pela Primeira Infância na cidade do Recife”, o debate foi proposto pelo Secretário Executivo para a Primeira Infância do Recife, Rogério Morais, em uma reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, presidida pela professora Ana Lúcia (Republicanos), que formalizou o processo para que o debate fosse realizado.

“Precisamos saber como a sociedade de uma forma geral vai poder estar presente na construção desse Plano, que é de suma importância para a cidade, para as pessoas, para as famílias, e principalmente para as nossas crianças”, pontuou a parlamentar.

“Temos um Plano Nacional pela Primeira Infância, mas poucas capitais têm o seu próprio Plano. Ainda teremos pela frente uma longa caminhada, e queremos fazer da premissa participação algo presente, permanente do início ao fim, pois o Plano precisa trazer esse sentimento de pertencimento, que só vai existir como consequência do processo de participação”, destacou o Secretário Rogério Morais.

Participaram da audiência a Promotora da Infância do Ministério Público de Pernambuco, Ana Maria Moura Maranhão, a professora e membro do Núcleo de Investigação em Neurodesenvolvimento, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância (NINAPI), a presidente do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife, Ana Farias,  a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da  Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco, OAB/PE, Patrícia Barbosa, membros do Conselho Municipal de Educação, professores, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, representantes de organizações não governamentais, Conselheiros Tutelares e membros da sociedade civil organizada.

O Plano Municipal pela Primeira Infância da cidade do Recife será elaborado a partir da criação de uma comissão técnica, que construirá um diagnóstico. Baseado nesse diagnóstico, será realizada uma nova etapa de consulta à sociedade, inclusive às crianças, conforme orientação da Secretaria Nacional da Primeira Infância. Também será disponibilizado um canal de contribuição digital. O Plano trará metas, políticas e diretrizes para um período de dez anos, será multisetorial, contando com a atuação de todas as Secretarias Municipais, e de vários   setores da sociedade, como entidades e Fundações ligadas à primeira infância.

Texto: Anabelli Cavalcanti/Ascom – vereadora Professora Ana Lúcia
Fotos: Tarcisio Oliveira
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro